Mestranda em História Ibérica publica artigo em revista Afro-Ásia da UFBA

Trabalho aborda as estratégias da monarquia portuguesa para sua expansão na África

Pesquisa desenvolvida no Mestrado em História Ibérica da UNIFAL-MG pela discente Mara Lúcia Cabral, sob a orientação do professor Alisson Eugênio, resultou em artigo publicado na Revista Afro-Ásia, do Centro de Estudos Afro-Orientais e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, com o título: "A chegada dos portugueses a África e a imagem dos negros segundo a Crônica de Gomes Eanes Zurara (1453)".

Tal artigo, assinado pelo orientador e pela discente, reafirma a historiografia que discute as estratégias da monarquia portuguesa para sua expansão no continente africano e, além disso, mostra como a narrativa desse cronista português foi um dos primeiros textos a construir uma imagem detratora dos negros que serviu de base para sua posterior escravização.

Os interessados em ler o artigo podem consultá-lo na edição número 57, 2018, pp 103-121, no link: https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia

Com informações: Alisson Eugenio, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG