Aluna do mestrado em História Ibérica participa de estágio na Espanha

Janaína Alves também apresentou trabalho no congresso "A presenza feminina na escritura"

A mestranda Janaína Alves, do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG, realizou uma série de pesquisas e levantamento de fontes documentais nos acervos da Universidade de Santiago de Compostela, onde esteve no dia 02/02, apresentando trabalho no Congresso Internacional "A presenza feminina na escritura. Voces de mulleres na Idade Media".

Janaína é orientanda da professora Claudia Bovo da UFTM, que faz parte do quadro docente do Programa Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG, e contou com o apoio financeiro da FAPEMIG e da Universidade de Santiago de Compostela, por meio do Convênio de Cooperação com a Instituição.

Para o levantamento de fontes documentais, a acadêmica foi orientada pelos professores David Chao Castro e Marta Cendón Fernandez, que estiveram na UNIFAL-MG em dezembro de 2016, para participar do 2º Congresso Internacional sobre a Península Ibérica e ministrar curso no PPGHI.

"Além de efetivarmos o convênio com Compostela, trocamos ideias e informações com importantes nomes que pesquisam a Península Ibérica como professora Esther Corral, titular de Filologia Românica, e Adeline Rucquoi, membro residente na Sociedade Nacional de Antiquários da França, membro da Academia Mexicana de la Historia correspondente da Real Academia de la Historia Espanha, Academia Portuguesa da História e da Real Academia de Buenas Letras Barcelona (Espanha)", destacou Janaína.

Para o vice-coordenador do Programa, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, a participação da mestranda no evento na Espanha, bem como a realização da pesquisa documental na Universidade de Santiago Compostela, ajudam a consolidar a internacionalização da Universidade. "É um importante passo para o processo de internacionalização tanto da UNIFAL-MG, quanto do PPGHI", avalia.

Com informações e foto: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica