Mestrandos em Administração Pública comentam finalização das disciplinas

Acadêmicos partem agora para a etapa de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão Final

Na última semana, os acadêmicos da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), oferecido pela UNIFAL-MG, no campus Varginha, encerraram os créditos das disciplinas, durante as aulas de 'Formulação de Políticas Públicas' e 'Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas', ministradas, respectivamente, pelos professores Cláudio Vilela Rodrigues e Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha.

Com os conhecimentos mais consolidados após essa primeira fase, os mestrandos partem agora para a segunda etapa do processo, o que na opinião de muitos, é ainda mais desafiador, uma vez que envolve a elaboração do Trabalho de Conclusão Final. “O desenvolvimento de uma temática de investigação que satisfaça os interesses pessoais do pesquisador e, ao mesmo tempo, tenha condições de oferecer alguma contribuição à ciência e, neste caso específico, à Administração Pública, é um dos grandes desafios desse curso”, afirma o mestrando Marcus Cota, que é sargento de Logística da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações-MG.

Marcus também reflete sobre a oportunidade de realizar um curso de nível stricto sensu na área de Administração Pública, que para ele significa a adoção de novas perspectivas profissionais e pessoais. “A formação de um profissional deste gabarito representa, para as organizações as quais pertencem, a execução dos processos laborais de maneira otimizada, visando atingir patamares mais elevados de excelência da gestão de pessoas, de recursos financeiros e materiais do setor público. É, indubitavelmente, um grande desafio para todos os discentes”, argumenta.

Para a mestranda Jussara de Lima, servidora da Universidade, a primeira fase do mestrado foi fundamental para que os discentes pudessem aprofundar os conhecimentos de temas como Estado, Burocracia, Sociedade, Democracia, Orçamento público, Ética, Políticas Públicas, bem como sobre o papel do cidadão e a responsabilidade dos gestores públicos. “Esses conteúdos e conhecimentos compartilhados com professores e colegas, nos servirão de base para a fundamentação e robustez na sustentação do trabalho de conclusão final que deverá ser um projeto de intervenção, buscando novas abordagens para a solução de problemas na Administração Pública e para o enriquecimento da gestão pública com eficiência”, comenta.

Vale destacar que a primeira etapa do ProfiAP dessa turma de 2016 envolveu 19 acadêmicos na realização de atividades como seminários, debates, produção de resenhas e artigos das disciplinas de: ‘Estado, Sociedade e Administração Pública’; ‘Teoria das Organizações’; ‘Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública’; ‘Finanças Públicas e Gestão Orçamentária’; ‘Formulação de Políticas Públicas’; ‘Gestão de Projetos Públicos’' e, ainda, as disciplinas eletivas ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública I – Envelhecimento e Políticas Públicas’; ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública II – Gestão Ambiental Pública’ e ‘Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas’.

A experiência do curso também foi ressaltada pelo mestrando Valter Viana, que é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Ao refletir sobre o ano de disciplinas e aprendizado, Valter diz que está sendo um curso muito especial para ele. “As disciplinas voltadas para a Gestão Pública me surpreenderam, pois muito dos temas abordados em sala de aula estão acontecendo no nosso conturbado cotidiano político atual”, diz, acrescentando: “Agora que se encerraram as aulas, depois de quase um ano de convivência com os colegas, e por que não amigos, partimos para uma fase de trabalho solitário, pesquisa e escrita, com o apoio de nossos orientadores. Obrigado ao campus de Varginha por essa oportunidade”.

Também a servidora da UNIFAL-MG, Raquel Figueiredo, afirma ter sido muito boa a convivência com os professores e com os colegas durante este ano. “Foi um ano de debates e discussões enriquecedoras”, manifesta, desejando: “Sucesso e ânimo para nós todos na próxima etapa!”

SOBRE O PROFIAP

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional é resultado do empenho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), junto à CAPES, por qualificação profissional, com objetivo de melhorar a prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumento de produtividade e efetividade e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de melhoria para a gestão. Podem concorrer às vagas disponíveis neste mestrado, candidatos portadores de diploma de curso superior devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC), sendo que o acesso pode ser pela categoria “Servidores das IFES”, destinada a servidores da instituição associada à rede ou pela “Demanda social”.

A admissão de discentes ao curso é feita por meio de um Exame Nacional de Acesso que acontece uma vez por ano e considera duas etapas: Resultado do Teste ANPAD e Resultado do Exame Nacional de Acesso, contendo prova versando sobre temas do conteúdo 'Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil', 'Formulação de Políticas Públicas' e 'Teoria das Organizações'.

O curso prevê 480h de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, incluindo o Trabalho de Conclusão Final (TCF).

Para mais informações, acesse: http://www.profiap.org.br/.