Mestrandos em Enfermagem aprimoram conhecimentos em coleta de dados qualitativos

Programa recebeu pesquisadora da USP/Ribeirão para desenvolvimento de atividade na área

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG recebe esta semana, a pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Profa. Jacqueline de Souza, para ministrar a atividade “Técnica inovadora de coleta de dados qualitativos”, que visa a utilização de métodos gráficos e de mídia para a coleta de dados em ênfase no eco mapa da body-imagem.

De acordo com a coordenadora do programa, Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava , esta disciplina vem cumprir as missões do Projeto Procad/ Casadinho e, sobretudo, atender as necessidades do PPGENF para a oferta de disciplinas de formação em pesquisa, o que já vem sendo realizado desde 2014.

“A parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo tem possibilitado  ampliar conhecimentos, a troca de saberes e experiências entre pesquisadores e líderes de grupo de pesquisa, estimular parcerias  para a produção científica, a capacitação docente por meio do estágio de pós- doutoral e corroborado para a consolidação do PPGENF”, comenta Profa. Silvana.

A professora Jacqueline da USP, que participa da atividade do programa de 23 a 27/11, com o apoio da Profa. Maria Angélica Mendes da UNIFAL-MG, é atuante no âmbito da pesquisa em Enfermagem, sobretudo nas temáticas: álcool e drogas, Enfermagem Psiquiátrica, saúde mental, saúde e família, apoio social e análise de redes sociais.