O ensino da Ciência: além e através das disciplinas

PROFOQUI promove minicurso com Prof. Attico Chassot do Centro Universitário Metodista

O Programa de Formação Continuada de Professores de Química – PROFOQUI da UNIFAL-MG, promoveu na quinta-feira, 13/11, no auditório Dr. João Leão de Faria, na sede, um encontro com o Prof. Attico Chassot do Centro Universitário Metodista, convidado para compartilhar a experiência de mais de 50 anos de magistério.

“História e filosofia da Ciência: catalisando propostas transdisciplinares” foi o tema proposto pelo programa com o foco na Educação de Jovens e Adultos.

“Sendo a EJA uma modalidade da educação básica, considera-se que o ensino de técnicas e conceitos, requer não a correção de defasagens, mas o trabalho com a possibilidade de uma educação ao longo da vida”, apresenta na divulgação do encontro, a coordenadora do programa, Profa. Keila Bossolani Kiill do Instituto de Química.

Desde 2011, o PROFOQUI desenvolve ações de extensão que viabilizam a consolidação de um espaço de diálogo entre professores de Ciências e Química, bem como de licenciandos da área. Neste ano de 2014, as ações voltadas para a EJA têm sido desenvolvidas em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade.

Quem apresentou o ministrante na abertura foi o Prof. Cláudio Viegas Jr., do Instituto de Química da UNIFAL-MG. O docente relembrou a época em que conheceu Prof. Attico Chassot na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ressaltou a influência do convidado na escolha da sua profissão.  “Com certeza foi o professor Chassot quem carimbou o meu passaporte na estrada da Química”, afirmou ao contar que era estudante de Engenharia Química e se aconselhou com o Prof. Chassot, quando pensava em parar o curso há mais de 20 anos, para fazer Química.

O ministrante Prof. Chassot completa 54 anos de magistério neste ano de 2014, dos quais tem aprofundado pesquisas sobre a história e a filosofia da ciência, defendendo a ideia de “alfabetização científica”.  Para o professor, o ensino de ciência deve ultrapassar a divisão das disciplinas clássicas e promover o conhecimento mais generalista.