Município de Alfenas apresenta cenário de estágios para alunos de Medicina

UNIFAL-MG reforça parceria com a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Alfenas

A Reitoria e a Coordenação do curso de Medicina da UNIFAL-MG receberam no dia 05/01, a visita do prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, acompanhado pela secretária de saúde, Deyv Cabral de Assis, para uma reunião que visou estabelecer o cenário dos estágios curriculares dos alunos do curso de Medicina, na rede pública municipal de saúde.

Conforme o coordenador do curso, Prof. Roberto Conde Santos, o encontro possibilitou o alinhamento do campo de estágio dos alunos da Medicina nos ambulatórios, unidades básicas de saúde e PSFs de Alfenas, bem como a discussão de diretrizes para o internato a ser cumprido na Santa Casa de Alfenas, pelos estudantes do 9º ao 11º períodos do curso. “É de grande relevância a boa vontade da gestão do prefeito Luizinho através da secretária de saúde, Sra. Deyv, para a integração e engajamento dos nossos alunos da Medicina, assim como dos outros cursos da área de saúde ministrados pela UNIFAL-MG”, afirmou o professor, acrescentando que a parceria ajudará a concretizar o aprendizado e o treinamento necessários à formação acadêmica de graduação.

Além da ratificação dos acordos já existentes e assinados quando da implantação do curso de Medicina,  discutiu-se também durante a reunião, o planejamento e a implantação de novos projetos no âmbito da saúde pública do município, com a integração da experiência universitária e funcionamento dos PSFs da rede municipal e, ainda, o planejamento conjunto e treinamento dos profissionais da rede pública municipal pelos professores da UNIFAL-MG.

Participaram da reunião: a vice-reitora da Universidade, Profa. Magali Benjamim de Araújo; o chefe de gabinete, Prof. João Batista Magalhães; o coordenador do curso de Medicina, Prof. Roberto Conde Santos; a vice-coordenadora do curso de Medicina, Profa. Evelise Aline Soares; a coordenadora do Departamento de Medicina de Família, Profa. Gabriela Itagiba Aguiar Vieira; o prefeito Luiz Antônio Silva; a secretária de saúde, Deyv Cabral de Assis; o coordenador das Unidades Básicas de Saúde, Alvimar Dias Silva, e o diretor administrativo da Santa Casa de Alfenas, Aécio Lourenço de Assis.

Vale lembrar que os convênios firmados entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Alfenas permitem a utilização dos alunos, dos ambulatórios municipais localizados no Jardim São Carlos, Itaparica, Vila Formosa, Boa Esperança, PSF Caensa e unidade básica de São Vicente. A UNIFAL-MG também possui convênio com a Santa Casa de Alfenas, cujo hospital é unidade de apoio universitária, visto a excelência nos diversos setores de atendimento terciário, propiciando um alto nível de atendimento à população de Alfenas e oportunidades de aprendizado aos acadêmicos.

A Instituição também tem parceria com prefeituras da região, como as cidades de Carvalhópolis, Paraguaçu e Varginha, as quais disponibilizam as unidades de atenção primária para estágio dos universitários.

Entre outros hospitais conveniados, estão o Bom Pastor e o Hospital Regional em Varginha e, em andamento, contratos para convênio com hospitais do Sistema de Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Seconci-SP.