Servidores participam de campanha de redução do consumo de copos descartáveis

Versão para impressãoEnviar por email
Comissão de Sustentabilidade incentiva o uso de canecas retornáveis na UNIFAL-MG

Procurando estimular a formação de uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento sustentável na UNIFAL-MG, a Comissão de Sustentabilidade Campus Verde tem realizado diversas ações voltadas para a educação ambiental na Instituição. Neste momento, o foco principal é a Campanha de Redução do Consumo de Copos Descartáveis envolvendo os servidores.

Coordenada pelos integrantes das subcomissões de Educação Ambiental e de Resíduos, a ação visa conscientizar docentes e técnicos administrativos sobre o uso de descartáveis nas copas e salas de café nas unidades da UNIFAL-MG, com vistas a incentivar o uso de canecas retornáveis, em substituição aos descartáveis. “A exemplo do que foi realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os discentes da Instituição, a Campanha de Redução de Copos Descartáveis visa agora conscientizar os servidores e servidoras, tendo em vista que a permanência destas pessoas na UNIFAL-MG é muito mais longa e os impactos ocasionados pelo uso de descartáveis são de longo prazo”, explica a coordenadora da campanha, Profa. Tati Ishikawa.

Para impulsionar a utilização das canecas retornáveis, cada servidor recebeu uma unidade cedida pela Comissão de Sustentabilidade com o lembrete cunhado: NÃO SOU DE SE JOGAR FORA! “Neste primeiro momento, as canecas foram disponibilizadas para os servidores da Instituição e também já estão sendo distribuídas entre os terceirizados da sede e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara”, comenta a coordenadora da campanha, acrescentando que a Comissão já está providenciando, a compra de mais canecas para atender os colaboradores terceirizados dos campi de Poços de Caldas e Varginha.

De acordo com Profa. Tati, em sua trajetória profissional, cada servidor ou servidora utilizará em média 15 mil copos descartáveis, quantidade suficiente para prejudicar o meio ambiente mesmo depois da aposentadoria. “Estes copos podem levar mais de 200 anos para se decompor na natureza, causando severo impacto ao meio ambiente. Além disso, tem o impacto econômico. Atualmente, segundo o Setor de Almoxarifado da Unifal-MG são consumidos 56.500 copos de água e 13 mil copos de café mensalmente na Instituição”, revela. Segundo Profa. Tati, como a porcentagem de reciclagem deste tipo de material ainda é muito pequena, os impactos negativos são evidentes.

A campanha está prevista no Plano de Logística Sustentável da Unifal-MG, e procura atender a Instrução Normativa nº 10, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em 12 de novembro de 2012.

“Mais uma vez, a UNIFAL-MG se destaca como agente social na proposição de mudanças positivas na abordagem de questões ambientais e de sustentabilidade”, finaliza Profa. Tati.

Para acompanhar outras ações que vêm sendo desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, acesse: www.unifal-mg.edu.br/sustentabilidade.

Leia também notícia sobre a campanha para descarte de pilhas e baterias na Instituição: http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/campanhapapapilhas.