Curso de Medicina da UNIFAL-MG realiza visita e parcerias com outras IES

Visitas auxiliarão na elaboração da proposta de demanda física para o curso da Instituição
Profa. Evelise, Prof. Geraldo, Deocélia (chefe de gabinete), Prof. Carlos Carlotti (Diretor da FMRP-USP), Prof. Marcos Felipe (superintendente do HCFMRP-USP),
Prof. Paulo Márcio (reitor da UNIFAL-MG), Prof. Roberto Conde e José Mário (arquiteto da UNIFAL-MG)

No dia 20/08, o Prof. Paulo Marcio Faria e Silva, Reitor da UNIFAL-MG, a Profa. Evelise Aline Soares, coordenadora do curso de Medicina da Instituição, o Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, vice-coordenador do curso, o Prof. Roberto Conde Santos, docente do curso de Medicina e José Mário Barbosa Alves, arquiteto da UNIFAL-MG, estiveram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, para conhecer as instalações físicas do curso de Medicina, em especial, os cenários de ensino e aprendizagem e a articulação serviço de saúde da USP. A equipe conheceu o Ambulatório do HCFMRP-USP, o serviço de prontuários eletrônicos, estrutura de secretarias do curso, anfiteatro, sala de professores e estrutura de enfermaria, sala de técnica operatória do HCFMRP-USP, laboratórios do ciclo básico e a tecnologia informatizada no ensino Médico.

Os professores da UNIFAL-MG foram recebidos pelos professores Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Dr. Tonicarlo Velasco, gerente geral do Ambulatório- GGA e pelo Prof. Dr. Geraldo Duarte, professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, que gentilmente acompanhou a equipe ao longo da visita.

Em 25/08, os professores, Evelise Aline Soares, Murilo Nascimento e Rogério Silva Lima conheceram as instalações do Laboratório de Habilidades e Simulação da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Dona Lindu, em Divinópolis. À equipe foi apresentado, o funcionamento dos laboratórios no ensino Médico, além das dinâmicas de sucesso utilizadas no curso de Medicina. A visita foi articulada através do contato da coordenação do curso de Medicina com o diretor do Campus Dona Lindu, Prof. Dr. Eduardo Sergio da Silva, que se dispôs a recebê-los e trocar experiências relacionadas ao curso. Durante a visita, os docentes da UNIFAL-MG foram acompanhados pela Profa. Luciana Menezes, coordenadora do Laboratório de Habilidades e pelos servidores técnico-administrativos em educação do Laboratório.

As visitas em outras IES, federais e estaduais auxiliarão na elaboração da proposta de demanda física para o curso de Medicina, sendo esta parte das exigências do MEC e apoiada através da liberação de verbas para demanda física do curso  via Programa Mais Médicos. Destaca-se a importância da troca de experiências para a estruturação do novo curso de Medicina da UNIFAL-MG.

Os docentes da UNIFAL que participaram das visitas, agradecem a gentileza, o acolhimento e disponibilidade de ambas as instituições (USP e UFSJ) em receber a equipe e se colocarem à disposição em parcerias futuras.

Galeria

Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG