Projeto de extensão "Oficina para aspirantes a autor" promoverá debate dia 05/11

Versão para impressãoEnviar por email
Convidados: professores Fernando Fiorese (UFJF) e Eloésio Paulo (UNIFAL-MG)

A Coordenação do projeto de extensão "Oficina para aspirantes a autor" convida a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG para prestigiar uma mesa-redonda intitulada "O poético e a poética", que será promovida na quarta-feira, 05/11, com a presença do premiado poeta e contista Fernando Fiorese, professor da UFJF, juntamente com o professor e escritor da UNIFAL-MG, Eloésio Paulo.

O evento acontecerá na R-101, a partir das 19h.

Inscrições pelo CAEX.

Projeto "Oficina para aspirantes a autor"

Sob a coordenação do Prof. Wellington Ferreira Lima do curso de Letras, o projeto tem como objetivo propiciar espaço de discussão e estudo da escrita criativa à comunidade de Alfenas e região, bem como contribuir para o desenvolvimento da escrita de diletantes na região através de apronfundamento crítico.

A ação consiste em encontros semanais em que se alternarão leituras de textos literários (em que se apresentarão técnicas da estilística para a percepção e execução de recursos de sentido), debate sobre textos teóricos que relacionam o fazer poético e o valor literário e oficinas com autores (que também são críticos e professores) de obra já consolidada. Embora o aprimoramento da escrita criativa esteja entre os objetivos da ação, não há a intenção de avaliações de suas produções uma vez que não está entre nossos objetivos uma forçada produção literária.
Norteiam a preparação destes debates, em primeiro lugar, o conceito de hibridação de CANCLINI (2011).

O pressuposto chave deste projeto é a concepção de que a identidade brasileira se dá pela confluência das produções de massa, popular e erudita. Todo o programa em que se insere esta ação se dedica a tomada de consciência disto, visando maior criticismo dos agentes culturais e maior conhecimento da academia das produções (ainda) não-canônicas. Especificamente sobre a prdução literária, Roland BARTHES, T.S. ELIOT e Décio PIGNATARI recebem destaque.