UNIFAL-MG: 10 anos de transformação em Universidade

Parabéns!

No dia 29 de julho de 2005, a antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, então credenciada como Centro Universitário Federal, tornava-se: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG, pela Lei nº 11.154.

Nesses 10 anos desde a transformação, a comunidade universitária, assim como toda região Sul de Minas, foi testemunha da tamanha mudança pela qual a Instituição centenária passou nesse breve período de sua história.

O expressivo crescimento científico e tecnológico proporcionou a ampliação da oferta de cursos e também da estrutura física e de pessoal, com a criação dos campi de Poços de Caldas e Varginha.

Hoje, são cerca de 8.000 alunos matriculados nos mais de 30 cursos de graduação voltados às diversas áreas do conhecimento, incluindo Saúde, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras. Seu complexo universitário é formado por mais de 500 docentes e mais de 300 servidores técnico-administrativos, todos trabalhando juntos em busca de um objetivo: alcançar a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

No mesmo ano da transformação em UNIFAL-MG foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o primeiro programa de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade: Mestrado em Ciências Farmacêuticas. A partir de então, foram propostos e aprovados mais de 15 programas de pós-graduação, entre mestrados e doutorados, atendendo atualmente mais de 300 alunos.

Além das atividades de ensino e de pesquisa, os programas de extensão universitária também são destaque, pois possibilitam que os alunos agreguem suas experiências e conhecimentos em projetos desenvolvidos com a comunidade externa, o que permite um intercâmbio permanente entre a sociedade e a Universidade.

A UNIFAL-MG é, sem dúvidas, uma Universidade completa e merecidamente digna de comemorações.

Parabéns à UNIFAL-MG!

As celebrações desta data comemorativa acontecerão no mês de agosto, com a realização de um Coquetel Dançante e outras atividades que serão divulgadas em breve.