Festa junina integra comunidades do Pinheirinho e Santa Clara em Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email
Equipe da Residência Multiprofissional apoiou a ação que estimulou à atenção a saúde

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, coordenado pela professora Sueli Leiko Goyatá, participou ativamente de uma festa junina na quadra de esportes do bairro Pinheirinho, realizada no dia 09/06. Os alunos do programa, Alessandra Pires, Heron Ataíde Martins e Anderson Martins, apoiaram no planejamento e execução desta ação, que contou com a colaboração da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pinheirinho/Santa Clara, divulgação da rádio Pinheirinho FM e participação da comunidade.

A intenção do evento foi promover a integração da comunidade e estimular à atenção a saúde, proporcionando lazer por meio de dança cultural. Segundo a residente Alessandra Pires, foi uma oportunidade dos moradores do bairro compreenderem o conceito ampliado de saúde. “Saúde não é apenas a ausência de doenças”, comenta, esclarecendo que as ações que promovem o lazer também contribuem para a promoção da saúde.

Conforme a acadêmica, mesmo antes da festa junina, ocorreu a participação da população no grupo de práticas corporais e atividades físicas para os ensaios da dança, juntamente com a equipe da ESF Pinheirinho/Santa Clara. Além disso, o evento teve músicas, comidas típicas, e também aferições e orientações sobre diabetes e hipertensão realizadas pela empresa Drogasil.

“O resultado da ação foi positivo, uma vez que houve uma satisfação muito grande entre os membros da equipe, tanto durante o planejamento, quanto na realização da festa. A comunidade local prestigiou o ‘Arraiá do Pinheirinho’ e participou das ações de promoção de saúde através da dança, informações e controle de hipertensão e diabetes”,  afirmou.

Segundo a equipe do Programação de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a atividade possibilitou um incremento ao vínculo social entre a unidade de saúde e a população local, além de aumentar a união da equipe de trabalho da ESF Pinheirinho/Santa Clara.

Informações e fotos: Alessandra Pires, bolsista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família