UNIFAL-MG integra Grupo de Trabalho em fórum nacional de Assistência Estudantil

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Aline Souza Araújo atua no GT Metodologia de Análise Socioeconômica das IFES

Como integrante do  Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE), fórum assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, a UNIFAL-MG participou do encontro nacional, realizado entre os dias 24 e 26/05, na sede da Associação, em Brasília-DF.

Em pauta constavam diversos assuntos pertinentes à Assistência Estudantil pontuados pelas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, dentre os quais se destacam: 1) Análise de conjuntura; 2) Resultados do Grupo de Trabalho – GT Matriz; 3) Indicadores de avaliação da assistência estudantil; 4) Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil e 5) GT Metodologia de Análise Socioeconômica, no qual UNIFAL-MG tem atuado de forma marcante e incisiva.

O GT Metodologia é constituído por profissionais do serviço social: Aline Souza Araújo (UNIFAL-MG), Isabel (UNIVASF), Jussara (UTFPR) Patrícia (UNIFAP), Fátima (UFU), Erivã (UFMT), Waneide e Carol (UFMS). A discussão do GT Metodologia é um desdobramento da dissertação de mestrado defendida pela assistente social da UNIFAL-MG, que buscou desmistificar o trabalho do Serviço Social na Assistência Estudantil e do GT desenvolvido pela Regional Sudeste do FONAPRACE, em sua primeira reunião realizada em 2009 na UNIFAL-MG.

De acordo com a assistente social, o objetivo geral do GT Metodologia é o de "fomentar a reflexão continuada acerca da metodologia de acesso aos programas de bolsas, auxílios e serviços e seus processos de implantação, subsidiando a elaboração de políticas de assistência estudantil nas IFES”. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: conhecer as realidades das IFES da regional sudeste, com relação à Metodologia de Análise Socioeconômica para acesso aos benefícios e serviços da Assistência Estudantil, visando estabelecer um padrão mínimo no processo de análise; aprofundar as discussões sobre as diferentes modalidades de bolsas, auxílios e serviços oferecidos e seus reflexos na política e no cotidiano dos estudantes; possibilitar a troca de experiências com as IFES no processo de análise socioeconômica para otimização dos processos seletivos, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela equipe de trabalho; discutir as demandas apresentadas, pela legislação vigente, que interferem no processo de trabalho inerente ao Programa  de Assistência Estudantil.

Na plenária final do encontro, foi deliberada a continuidade dos trabalhos do GT Metodologia de Análise Socioeconômica, para que possam ser detalhados os indicadores e que ao final seja construído um material com todas as diretrizes e aspectos teórico-metodológicos para orientar a execução nas IFES, tendo como norte as seguintes questões:

  • estabelecer parâmetros mínimos;
  • aprofundar os indicadores e suas particularidades, resguardando a diversidade socioeconômica brasileira, profissional, institucional e de cada estudante – Situação Agravante de Vulnerabilidade - SAV;
  • conhecer as formas de análise socioeconômica realizadas em cada IFES;
  • desenvolver um sistema informatizado;
  • criar base de dados em cada IFES;
  • realizar acompanhamento dos estudantes, avaliação e monitoramento do  próprio trabalho do assistente social;
  • colaborar com a matriz orçamentária;
  • propiciar que os indicadores sejam mensuráveis, auditáveis e comprometidos com a luta pela universalização da Assistência Estudantil e de todas as políticas sociais (compromisso ético-político profissional do Serviço Social);
  • possibilitar a reflexão do trabalho e das ações do Serviço Social na Assistência Estudantil para que sejam cada vez mais qualificadas e comprometidas com os estudantes das IFES brasileiras.

Esse trabalho só é possível de ser realizado dado à sensibilidade dos pró-reitores de Assistência Estudantil em entenderem a necessidade de qualificar ainda mais os processos de execução de Assistência Estudantil.

A finalidade é garantir o direito à Assistência Estudantil aos estudantes que dela necessitarem, a partir da produção de dados auditáveis, mensuráveis e que retratem a realidade dos estudantes, resguardando as particularidades de cada IFES. O propósito é prezar sempre pelo direito à Educação e a democratização do acesso, permanência e conclusão do Ensino Superior.               

    

Informações e fotos: Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Prace