Professores da Geografia realizam trabalho de campo com os alunos no Paraná

Atividades fazem parte das disciplinas de Recursos Naturais do Brasil e Geografia Regional

Entre os dias 04 e 10/06, os professores Clibson Alves dos Santos e Ana Rute do Vale do curso de Geografia da UNIFAL-MG, estiveram em trabalho de campo nas regiões oeste e norte do estado do Paraná. As atividades fazem parte dos conteúdos das disciplinas de Recursos Naturais do Brasil e Geografia Regional. Na região oeste, foram realizadas visitas aos programas socioambientais da Itaipu Binacional, dentre os quais se destaca o Cultivando Água Boa (https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/cultivando-agua-boa), projeto premiado internacionalmente. Os resultados dessa iniciativa foram observados no Sítio Família Grassi, em Matelândia/PR, que é um exemplo de área ambiental recuperada, na Microbacia Barrerão, onde se desenvolve a policultura, o lazer e turismo rural; na propriedade do senhor Luiz Arruda, em São Miguel do Iguaçu/PR, que pratica a agricultura orgânica, cuja produção é servida em seu restaurante rural e no barracão da Associação dos Catadores de Recicláveis, em Santa Terezinha de Itaipú/PR, geradora de renda para esses trabalhadores.

No Parque Tecnólogico de Itaipu, o grupo visitou o Refúgio Biológico Bela Vista, que é uma unidade de proteção ambiental - que recebe animais “desalojados” pela usina, e pesquisa a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas -, o lago, a barragem, o vertedouro e o interior da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, onde ficam as unidades geradoras de energia; assistiu palestras e debateu com o André Luiz, docente do curso de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre a Tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina” e sobre o Panorama Socioeconômico da “Região Oeste do Paraná” com Flávio de Matos Rocha, técnico do PTI.

Também ocorreu a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, que é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e onde se localizam as cataratas do Iguaçu.

Na região norte do Paraná, o grupo visitou a cidade de Maringá, na qual teve a oportunidade de assistir uma palestra com professor Elpídio Serra, docente da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, sobre a “Formação Socioespacial da região Norte do Paraná” e conhecer a área central da cidade, sobretudo a catedral Nossa Senhora do Carmo.

Galeria de imagens

Informações: Ana Rute do Vale, professora do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG
Fotos: Reprodução Facebook Clibson Alves dos Santos, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG