Projetos da UNIFAL-MG de apoio à gestão das IFES ganham destaque internacional

ForPDI e ForRisco foram apresentados em congressos na França, Portugal e na Inglaterra

Os projetos de pesquisa que envolvem a Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional – ForPDI  e a Plataforma Aberta para Gestão de Riscos na Administração Pública – ForRisco, os quais contam com a colaboração da Pró-Reitoria de Planejamento Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da UNIFAL-MG, vêm ganhando destaque internacional em congressos voltados para perspectivas de tecnologia e sistemas de informação na área educacional e governamental.

Entre agosto e setembro de 2017, os professores Tomás Dias Sant’Ana, então, docente e pró-reitor da Universidade; Eduardo Gomes Salgado, coordenador de Desenvolvimento Institucional, e hoje, pró-reitor adjunto da Proplan; estiveram nas cidades de Lyon, na França, e Coimbra, em Portugal, oportunidade em que apresentaram o artigo “Strategic Planning in Public Sector: how can Brazilian Public Universities transform its management, computerization of processes and monitoring?” no evento "6th International Conference on Electronic Government and the Information Systems Perspective - EGOVIS 2017", e o artigo “Brazilian Public Sector Perception on Enterprise Risk Management” no evento "European, Mediterranean and Middle Eastern Conference on Information Systems - EMCIS2017". Os trabalhos apresentados tratam do desenvolvimento da “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG” e da “Gestão de Riscos nas Universidades Federais: Elaboração de Modelo de Referência e Implantação de Sistema”.

O ForPDI, como já divulgado, prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, poderá ser disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Quanto ao ForRisco, propõe também a implantação de um software para auxiliar na gestão de riscos e na governança no âmbito da administração pública a fim de apoiar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na disseminação e implantação desses processos com técnicas mais seguras e coerentes. Vale ressaltar que ambos os softwares serão softwares livres.

Representando a Universidade, os professores estiveram no mês de fevereiro deste ano também em Londres, na Inglaterra, apresentando os artigos “Risk management in the public sector: a proposed reference model and tools survey” e “Systematic literature review of the risk management process literature on public sector” no "3rd International Congress on Information and Communication Technology - ICICT 2018". A participação neste congresso gerou publicação dos artigos na revista “Advances in Intelligent Systems and Computing” que em sua última avaliação realizada em 2013-2016 pela Capes, na Plataforma Sucupira, recebeu a avaliação B2 na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. “O congresso contou com sessões específicas relacionadas ao tema de e-governament que contribuiu para que trouxéssemos novos conceitos e novas diretrizes para a Universidade”, conta Prof. Eduardo.

Vale lembrar que o projeto ForPDI ganhou repercussão também nos Estados Unidos, em 2016, quando o professor Tomás esteve na Universidade de Harvard, apresentando a proposta inovadora da plataforma. Relembre!

Fotos: arquivo pessoal dos professores participantes