Instituto de Química tem nova Diretoria

Nomeação dos novos membros foi feita pelo reitor a partir de resultado de eleição

Os professores Alzira Maria Serpa Lucho e Eduardo Tonon de Almeida são os novos, diretora e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Alfenas.

A designação foi feita pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, em 12/09/2012, a partir do resultado da eleição realizada pela Congregação do Instituto.

São os primeiros diretores eleitos após a criação do Instituto de Química pelo Conselho Universitário - Consuni da UNIFAL-MG.

A nova diretoria terá mandato de dois anos, com direito a uma reeleição.

O Instituto de Química

O Instituto de Química da UNIFAL-MG teve seu início na solicitação de desmembramento do Instituto de Ciências Exatas, protocolada em 05/10/2010 após votação de professores, alunos e técnicos da Química.

A efetiva criação do IQ só ocorreu após deliberação do CONSUNI e a publicação da resolução 051/2011 em 06/10/2011.

Atualmente, o IQ é constituído por 23 professores efetivos, 2 professores temporários, 1 professor substituto e 6 técnicos.

Sobre os novos membros

Profa. Alzira Maria Serpa Lucho é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora em Química de Superfície pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do quadro de docentes da Universidade Federal de Alfenas, Profa. Alzira tem experiência em Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroquímica, eletroanalítica, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, processos de adsorção e eletrocatálise, mecanismos de transferência de carga.

Prof. Eduardo Tonon de Almeida possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Brasília, graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Católica de Brasília, especialização no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da EMBRAPA, mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da UNIFAL-MG, lotado no Instituto de Química (IQ), com experiência em Química, com ênfase em Química Inorgânica e Bioinorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese e caracterização de complexos de metais de transição com aplicações farmacológicas e catalíticas. Em seus trabalhos são utilizadas técnicas de caracterização tais como RMN, IV, Análise Térmica, Difratometria de Raios-X de monocristal, dentre outras.Atua como revisor de periódicos científicos indexados e é consultor ad hoc das Agências Nacionais de Educação e Fomento à Pesquisa. Prof. Eduardo também é membro da Rede Mineira de Química - RQ-MG.

Para mais informações, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/iq/

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social