Novas turmas dos cursos diurnos recebem boas-vindas na sede da UNIFAL-MG

Encontro com a Reitoria aconteceu nesta quarta-feira, 25/02

Esta semana, a UNIFAL-MG está recebendo 1.097 novos alunos, que ingressaram em um dos 23 cursos oferecidos pela Universidade neste primeiro semestre de 2015. Para acolhê-los, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis preparou uma programação especial que teve início na segunda-feira, 23/02.

Os calouros da Medicina foram recebidos pela Coordenação, que apresentou a proposta  do curso, o corpo docente e promoveu uma palestra com a médica ginecologista e conselheira do Conselho Regional de Medicina, Vera Helena Cerávolo de Oliveira.

Para recepcionar os novos alunos, a Coordenação do curso de Ciências Sociais promoveu Roda de Conversa, apresentação de filme e debate com o professor Adriano Santos sobre “Uma História de Amor e Fúria”.

Na manhã desta quarta-feira, 25, as turmas dos cursos diurnos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria, para conhecer um pouco mais a estrutura da Instituição e a equipe administrativa.

Entre os calouros, esteve presente a ingressante do curso de Fisioterapia, Fernanda Ferreira Costa da cidade de Piumhi-MG, que manifestou satisfação pela oportunidade de estudar na UNIFAL-MG. “Estou feliz porque é uma faculdade federal, muito bem vista, sonhada por muita gente e eu estou feliz por essa conquista”, disse a recém-chegada.

Participaram do encontro, conduzido pela pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, os dirigentes:

• Reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva;
  • Pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos;
  • Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcos José Marques;
  • Pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende;
  • Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana;
  • Assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki;
  • Chefe do Setor de Desenvolvimento e Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Deíse Inês Landre.

Representando os alunos, foi convidado para compor a mesa, o veterano do curso de Nutrição, Rodrigo Coutinho.

Durante as boas-vindas, os dirigentes cumprimentaram os calouros pelo ingresso na Universidade, apresentaram as respectivas unidades e orientaram os alunos a aproveitarem as oportunidades oferecidas durante o curso, entre os quais, os projetos de extensão, os programas de Educação Tutorial (PET), de Iniciação Científica e de internacionalização, que contribuem significativamente para a formação do aluno.

Em pronunciamento, o reitor saudou os ingressantes e destacou a importância dos alunos para a existência da Instituição. “A Universidade não se faz sem vocês, todos nós trabalhamos para um fim maior que é a formação de vocês”, afirmou. Prof. Paulo Márcio salientou ainda, a necessidade dos estudantes participarem do universo institucional. “Vocês têm que ser parte integrante desse processo de trabalho com a gente, porque é em conjunto que a gente vai conseguir desenvolver todas as ações, na iniciação científica, na extensão e em todos os outros projetos da Universidade.”

Os recém-chegados conheceram também o projeto “CalorUmano”, desenvolvido pelos alunos do PET do curso de Nutrição, que em contrapartida aos trotes, propõe uma recepção diferente, que se volta para a reflexão sobre o respeito, sobre a cidadania, sobre o papel do universitário no ambiente social, entre outros valores.

A acolhida buscou despertar o lado solidário dos calouros, com o lançamento da Campanha de Doação de Sangue realizado pelo aluno Bruno Cesar Correa Salles, doutorando em Ciências Farmacêuticas, atividade orientada pela Profa. Stella Maris da Silveira Duarte. A apresentação contou com a participação da enfermeira Geovana Rosa, do Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas.

No final do evento, a Prace sorteou brindes de empresas parceiras da Universidade entre os calouros.

Programação

O Encontro da Reitoria com os alunos que ingressaram nos cursos noturnos da sede acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h, no auditório Dr. João Leão de Faria. No dia 03/03, será a vez dos calouros do campus Poços de Caldas conhecerem os dirigentes da Universidade, a partir das 19h. Os novos alunos do campus Varginha se encontram com a Reitoria no dia 04/03, às 9h.

Para mais detalhes sobre as atividades de acolhida, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/prace/programacao_acolhida_calouro2015_1