NTI amplia o serviço de acesso à internet na UNIFAL-MG

Aumento do link de dados proporcionará ganho maior em velocidade e outras melhorias na conexão

O Núcleo de Tecnologia da Informação traz novidades para a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. Desde terça-feira, 30/04/2013, o link de dados, responsável pela conexão da internet da Universidade, ganhou uma significativa ampliação, passando de 34 para 155 Mbps.

Com o aumento de 121 Mbps da banda, alunos, professores e técnicos administrativos passam a ter um ganho maior em velocidade, melhoria no acesso para pesquisas, downloads e uploads mais rápidos, bem como melhorias nas tarefas administrativas que dependem do acesso à internet.

O assessor para assuntos de informática, Paulo César de Andrade, e o chefe de redes do NTI, João Batista Esteves Junior, explicam que o link de dados é fornecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, que oferece conexão gratuita à internet a mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país. A RNP é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem por objetivo melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.

Além da sede em Alfenas, também a conexão da rede do Campus Avançado de Varginha dobrou de tamanho: de 4 para 8 Mbps.

No Campus Avançado de Poços de Caldas, o aumento da capacidade de tráfego para atender as demandas ainda está sendo trabalhado, mas a intenção é que em breve também esteja oferecendo maior capacidade.

Para aumentar o link, foram adquiridos, através da RNP, equipamentos com tecnologias avançadas, como roteador e placa de interface de transmissão. Os técnicos revelam também, que a sede da Instituição conta agora com a cobertura de rede óptica da Operadora Cemig Telecom e não mais da Operadora Oi.

Os responsáveis técnicos afirmam que a nova capacidade do link proporcionará ainda, maior reserva para rede Wireless, já que aumentando o link global, aumenta também o percentual do link destinado para a rede Wireless, tanto para alunos e servidores, quanto visitantes.

“Com a troca da tecnologia, a gente espera que haja mais estabilidade na conexão”, ressalta o chefe de redes, João Batista.

*Mbps ou Mbit/s significa megabit por segundo, e é uma unidade de transmissão de dados equivalente a 1.000 kilobits por segundo ou 1.000.000 bits por segundo. A unidade é a taxa de transferência usada em comunicações em série e mede a quantidade de megabits que são transferidos por segundo.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social