Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG ganha notoriedade nacional

Trabalhos desenvolvidos por técnicos de TI são prestigiados durante workshop realizado em João Pessoa - PB

Equipe do NTI  que representou a UNIFAL-MG durante o evento:
Gustavo Ferreira Afonso, Beatriz Garcia de Araujo Ferreira e Marcelo Penha Fernandes

Os servidores técnico-administrativos da UNIFAL-MG, Beatriz Garcia de Araujo Ferreira, Gustavo Ferreira Afonso e Marcelo Penha Fernandes representaram a Universidade no VII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que aconteceu em João Pessoa (PB), no período de 27 a 29/05/2013.

O encontro favoreceu o levantamento de questões comuns à realidade dos setores de TI das IFES, promoveu o debate, a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais destes setores.

Durante o evento, que teve como tema “TIC sem fronteiras”, cinco trabalhos desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG foram aprovados para apresentação:

1. Desenvolvimento, implantação e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG;
2. Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão Universitária;
3. Sistema de Controle de Ações de Extensão – CAEX;
4. Sistema Integrado de Gerenciamento das Clínicas Odontológicas – SIGO;
5. Sistema PIBID UNIFAL-MG.

Ao todo, foram apresentados 39 trabalhos por várias IFES, abrangendo áreas como Governança de TI, Sistemas de Informação e Infraestrutura e Suporte.

Segundo Beatriz, as apresentações do NTI despertaram o interesse dos profissionais presentes, que aproveitaram a oportunidade para apreciar os trabalhos, bem como questionar os técnicos sobre os sistemas desenvolvidos na UNIFAL-MG. “Pelos questionamentos recebidos e discussões levantadas, foi possível notar que os trabalhos apresentados pela equipe de TI da UNIFAL-MG, foram relevantes e de qualidade. Os colegas de outras IFES também manifestaram-se favoráveis quanto à iniciativa e condução dos referidos projetos.”

Para mais informações sobre os trabalhos técnicos, acesse o site: www.unifal-mg.edu.br/nti/publicacoes

TI da UNIFAL-MG passa a integrar o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES – CGTIC

Beatriz Garcia de Araujo Ferreira foi eleita coordenadora GT Recursos Humanos

Gestores de TI eleitos

Durante a plenária do Colégio de Gestores de Tecnologia de Informação e Comunicação das IFES – CGTIC, realizada em João Pessoa-PB, no dia 29/05/2013, foi eleita a nova coordenação do órgão, para a qual foi indicada a servidora técnica-administrativa, Beatriz Garcia de Araujo Ferreira, gestora de TI da UNIFAL-MG.

Beatriz ocupará o cargo de Coordenadora GT Recursos Humanos, que junto a outros gestores convidados, trabalhará na elaboração de um documento com informações como redimensionamento e capacitação, para posteriormente ser encaminhado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – ANDIFES.

O CGTIC

O Colégio de Gestores de Tecnologia de Informação e Comunicação das IFES – CGTIC foi instalado em 2006 para assessorar a ANDIFES na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É formado pelos gestores dos órgãos de TIC das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

A partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, o CGTIC encaminha propostas e soluções comuns às diversas IFES. Busca também incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as IFES.

A estrutura do CGTI é constituída por um coordenador geral, um vice-coordenador e um secretário, além de quatro coordenadores dos seguintes grupos de trabalho permanentes: Recursos Humanos; Infraestrutura e Segurança; Governança e Sistemas de Informação. A atuação dos grupos de trabalho é fundamental e aberta a todos os diretores de TI das IFES.

Gestores de TI eleitos pela plenária para o mandato 2013-2014:

Coordenador Geral - Gabriel Pereira da Silva - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Vice-Coordenadora - Michelini Lopes da Mota - Universidade Federal de Viçosa
Secretário - Luciano da Silva Oliveira - Universidade Federal de Roraima
Coordenadora GT Recursos Humanos - Beatriz Garcia de Araujo Ferreira - Universidade Federal de Alfenas
Coordenador GT Infraestrutura e Segurança - Edison Tadeu Lopes Melo - Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenador GT Governança - Braulio Adriano de Mello - Universidade Federal da Fronteira Sul
Coordenador GT Sistemas de Informação - Hermes Pessoa - Universidade Federal da Paraíba

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social