Núcleo de Tecnologia da Informação implanta melhorias no Sistema Acadêmico

Confira as mudanças!

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) colocou no ar um pacote de melhorias implantadas no Sistema Acadêmico. Em continuidade aos esforços de unificação de usuários e senhas para acesso a todos os serviços de tecnologia da informação da UNIFAL-MG, os docentes e técnicos que utilizam o sistema passam a se autenticar por meio do seu login e senha institucionais (nome.sobrenome), proporcionando mais segurança e praticidade a todos os usuários. O login institucional é o mesmo utilizado para o email institucional, serviço de impressão, etc. Mais informações podem ser obtidas em http://www.unifal-mg.edu.br/nti/login-institucional. Para os discentes, não haverá qualquer alteração na forma de login.

Para os docentes, foram implantadas duas novas ferramentas.

• A primeira, visando facilitar a comunicação com os discentes, é a possibilidade de envio de e-mails aos alunos diretamente pelo sistema, bastando selecionar a turma, digitar o assunto e a mensagem desejada.
  • A segunda novidade é a possibilidade de criação de salas virtuais no Moodle a partir do Sistema Acadêmico. Na lista de turmas, na tela de apontamento de notas e frequências, foi acrescentada essa opção, que cria uma sala virtual no Moodle Acadêmico gerenciado pelo CEAD (http://ead.unifal-mg.edu.br/moodle2) e inscreve automaticamente todos os alunos matriculados na turma em até 24 horas.

Além disso, foram feitas mudanças no layout, atualizando o pacote gráfico que estava vigente desde o lançamento do sistema, em 2009. Segundo o diretor do NTI, Marcelo Penha "a atualização visou melhorar e modernizar o visual do sistema, alinhando-o ao padrão adotado pelo NTI para todos os sistemas integrados institucionais, tornando-o mais acessível (opções de contraste e tamanho de fonte) e responsivo (uso melhorado em dispositivos móveis). Embora o sistema ainda não seja totalmente responsivo, a navegação, principalmente ao DRGCA, PROGRAD e PRPPG melhorou de forma significativa em todos os tipos de dispositivo.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com o NTI  pelo e-mail nti@unifal-mg.edu.br ou ramal (35) 3299-1482.

Informações: Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG