NTI reformula portal web da UNIFAL-MG

Atualização do layout objetiva evidenciar o conteúdo geral da página da Universidade

A UNIFAL-MG estreou esta semana o novo portal da Universidade, reformulado pelo Núcleo de Tecnologia de Informação, a fim de melhorar a visualização do conteúdo geral da página.

De acordo com o analista de Tecnologia de Informação, Marcelo Penha Fernandes, a proposta de atualização do layout foi de encontro às ações para o Centenário da UNIFAL-MG. “Com a proximidade das comemorações dos 100 anos, a Instituição ganha mais visibilidade e fizemos algumas alterações para deixar a página da UNIFAL-MG em evidência”, explica.

Uma das principais mudanças está nos destaque para as notícias, que agora passaram a ocupar um espaço no topo do portal. O acesso aos Cursos, Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas passa a ser feito diretamente pelo menu superior.

A fim de não sobrecarregar a página com imagens, alguns banners que ocupavam espaço à direita, como GRU, Comissões, Serviços e NCQ foram adicionados no menu Acesso Rápido. “Todas as páginas das unidades disponíveis anteriormente continuam tendo acesso pela página principal. A diferença está apenas na organização e disponibilização dos locais de acesso”, comenta o analista.

Os banners rotativos com chamadas que ocupavam o topo da página, ganharam espaço à direita, mantendo o sistema de links para o evento ou atividade programada. A novidade é que agora, as imagens, que antes movimentam a cada 2 segundos, podem ser pausadas ou visualizadas rapidamente, com a disponibilização de setas de navegação.

Os Sistemas Integrados da Instituição, o Sistema Acadêmico, o Webmail e a Intranet foram disponibilizados em ícones adicionados abaixo dos banners no topo da página. Quanto ao restante dos sistemas da Universidade, Marcelo esclarece: “Os sistemas podem ser acessados no ícone Sistemas Integrados UNIFAL-MG, disponibilizado à direita da tela, logo abaixo dos banners, no topo da página”. Alguns dos sistemas mais acessados, como CAEX e Porteiro Web, estão disponíveis no menu Links UNIFAL-MG, na barra azul no topo do site.

“Apesar do impacto inicial das mudanças efetuadas, esperamos que as mesmas tragam melhorias  no acesso ao conteúdo da página” , encerra o analista.