Núcleo Docente Estruturante da Enfermagem discute projeto pedagógico do curso

Versão para impressãoEnviar por email
Unidade recebeu pesquisadora que apontou fundamentos para a formação sólida do enfermeiro

Nos dias 26 e 27/11, o curso de graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG recebeu a visita das pesquisadoras Kenia Lara Silva, docente da UFMG e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Subseção Minas Gerais, e Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia, docente da UFSJ e doutoranda da UFMG, para a realização de grupos focais de coleta de dados da Pesquisa "Competências para a Promoção da Saúde na Formação do Enfermeiro: experiências, resultados e desafios no contexto brasileiro".

As pesquisadoras se reuniram com grupos de alunos, ex-alunos e professores, promovendo a reflexão sobre a formação do aluno. Na oportunidade da presença da Prof. Kenia, que compõe a Diretoria de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, foi realizada uma reunião com o Núcleo Docente Estruturante do curso de Enfermagem, que atualmente estuda mudanças no projeto político-pedagógico do curso.

Durante o encontro, a professora destacou a importância de uma formação sólida do enfermeiro, baseada em evidências científicas, tendo como centralidade o cuidado de Enfermagem fundamentado em uma prática clínica avançada que contemple competências de promoção, proteção e recuperação da saúde, para que este profissional possa verdadeiramente intervir no processo saúde-doença no nível coletivo e individual.

A docente destacou ainda que durante a definição do perfil do profissional a ser formado pela Escola de Enfermagem, deve-se considerar o contexto regional do qual a UNIFAL-MG faz parte, as mudanças demográficas, sociais e econômicas da sociedade, os cenários de práticas disponíveis para a formação do aluno, as políticas atuais do Sistema Único de Saúde e as mudanças no mercado de trabalho, dentre vários outros assuntos. Desta forma, o Núcleo Docente Estruturante, bem como a Coordenação do Curso de Enfermagem e a Direção da Escola de Enfermagem buscaram ampliar as discussões sobre o projeto político-pedagógico, reafirmando o compromisso em oferecer a melhor formação do profissional enfermeiro, o que ocorre há quase 40 anos. 

Galeria de imagens

Informações: Simone Albino da Silva, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG