Obra lançada pelo curso de Geografia reúne 10 anos de pesquisas na região

Trabalhos de docentes e alunos resultaram em "Dinâmicas geográficas do Sul de Minas"

A aula inaugural do curso de Geografia da UNIFAL-MG, no dia 27/03, foi marcada pelo lançamento do livro "Dinâmicas geográficas do Sul de Minas”, organizado pelas professoras Marta Marujo Ferreira e Ana Rute do Vale.

O evento contou com a presença das organizadoras, dos demais autores dos capítulos da obra e também do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; do pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão, e da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, que integraram a mesa de honra.

Conforme a professora Marta, o livro foi concebido com a finalidade de comemorar os 10 anos do curso de Geografia, celebrados em 2016, reunindo resultados de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do curso, vinculados ao Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) e ao Grupo de Pesquisa em Análise Espacial e Dinâmica Ambiental (GAEDA). “Hoje nós estamos divulgando oficialmente a publicação de um livro que, a meu ver, efetivamente é um ato concreto da produção dos docentes e discentes desde a época de implantação do nosso curso”, afirmou.

Publicado pela Editora Appris, a obra tem como recorte geográfico a região Sul de Minas Gerais e estrutura-se em duas partes compostas por capítulos que abordam as dinâmicas dos espaços rurais e urbanos, e também da paisagem da região. “Na primeira parte, nós trabalhamos pensando mais nesse núcleo rural caracterizado pela cafeicultura e pela agricultura familiar, e dentro desse contexto do agronegócio cafeeiro, o papel das cidades médias e pequenas nessa realidade sul mineira”, explicou Profa. Ana Rute.

De acordo com a organizadora, a segunda parte da obra é dedicada à Geografia Física, em que se destacou mais a paisagem e as pesquisas que tratam da questão da cobertura e uso do solo, bem como da degradação ambiental e preservação. “Esperamos que o livro, que estamos lançando hoje, seja o primeiro de vários que deverão surgir daqui para frente, e muitos de vocês poderão ter trabalhos publicados, a partir dessas pesquisas”, disse, ao se dirigir ao público presente, formado em sua maioria por alunos ingressantes.

Durante o lançamento, o reitor, Prof. Sandro, parabenizou os envolvidos na organização da obra e manifestou sua particular alegria por participar do lançamento, enfatizando a possibilidade de celebrar o momento junto ao corpo docente do curso. “Essa é a primeira mesa que nós participamos juntos, já na nova gestão, e para mim é uma grande alegria e é simbólico isso, pois o curso de Geografia é marcado por temas afins às áreas de humanas, a qual eu venho”, disse. “As lutas conjuntas que temos estabelecido em defesa da universidade pública gratuita e de qualidade, me faz ficar muito honrado de estar começando esse papel junto ao curso de Geografia, comemorando os 10 anos sabendo que estamos enfrentando novos desafios, mas também celebrando o lançamento desse livro”, completou.

Após a apresentação da obra, que traz na capa uma fotografia aérea com pipa feita pelo professor do curso, Evânio Branquinho, os autores se reuniram para autografar o livro.

Quem se interessar em adquirir um exemplar da obra, pode acessar o portal da Editora Appris, link: https://www.editoraappris.com.br/produto/dinamicas-geograficas-no-sul-de-minas-gerais