"Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro"

Versão para impressãoEnviar por email
Obra organizada por pesquisadores do curso de Geografia será lançada nesta quinta, 25/05

Nesta quinta-feira, 25/05, ocorrerá no auditório da Unidade Educacional Santa Clara, o lançamento do livro "Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro", publicado pela Editora Appris e organizado pelos professores Flamarion Dutra Alves e Ana Rute do Vale do curso de Geografia, integrantes do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES)  da UNIFAL-MG.

"O livro é resultado das pesquisas realizadas pela Rede de Estudos Agrários (REA) e do Encontro que ocorreu em maio de 2015, em Alfenas-MG", explica professora Ana Rute. De acordo a organizadora, o REA desenvolve pesquisas sobre o campo brasileiro, em especial a agricultura familiar, composta pelo GERES, Núcleo de Estudos Agrários (NEA) da UNESP Rio Claro/SP, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) da UFPEL, Pelotas/RS e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural (NEPGER) da UNIMONTES, Montes Claros-MG”.

Vale lembrar que o livro foi lançado durante o 23º Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) sediado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no mês de novembro de 2016, conforme divulgado pela Assessoria de Comunicação Social na notícia "Pesquisadores da UNIFAL-MG lançam livro em evento nacional de Geografia Agrária".

"Esse livro traz para o debate algumas situações e realidades da agricultura familiar no campo brasileiro", comenta Profa. Ana Rute. De acordo com a professora, a obra aborda desde a realidade do agricultor familiar pouco inserido no mercado até a realidade do agricultor familiar que exporta sua produção agrícola. "Tem-se vivências distintas na diversidade do rural brasileiro, desde o Rio Grande do Sul com sua tradição nas pequenas propriedades rurais, passando pelo Estado de São Paulo, fortemente ligado a uma realidade urbano-industrial; chegando a Minas Gerais e suas inúmeras particularidades, no norte semi-árido com o agricultor tecendo estratégias de desenvolvimento, até o sul de Minas, ocupado pela cafeicultura e montanhas, tornando o agricultor familiar um ator decisivo no conjuntura do agronegócio", explica.

O lançamento está agendado para acontecer às 20h, no auditório da Unidade Santa Clara, na quinta-feira, 25/05. Prestigie!

Com informações e imagem: Ana Rute do Vale, professora do curso de Geografia da UNIFAL-MG, pró-reitora adjunta de Extensão e uma das organizadoras do livro "Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro"