Obra de pesquisador da UNIFAL-MG sobre saúde dos escravos é destaque na TV

Versão para impressãoEnviar por email
“Lágrimas de Sangue” de autoria do Prof. Alisson Eugênio foi tema de reportagem especial

O livro “Lágrimas de Sangue” do professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG,  que apresenta relatos trágicos sobre as condições de saúde dos escravos negros, foi tema no quadro “Reportagem Especial de Sábado” do Jornal Regional da EPTV, dia 02/07.

Na reportagem, a jornalista Andréia Marques destaca: “’Lágrimas de Sangue’ é um livro fundamental para quem estuda o tem. Para o leitor leigo, a obra ajuda a entender o país através do seu passado; passado que levou Padre Antônio Vieira em um dos seus mais famosos sermões, ‘O 14º’, a comparar o sofrimento dos escravos ao Calvário de Jesus”.

Conforme o próprio autor resume, a obra, que é resultado de uma pesquisa originada no pós-doutoramento do docente na UFMG, concluído ao final de 2010, traz as muitas “faces da escravidão”, narrando diversos relatos médicos que apresentam uma visão trágica sobre a vida da população escrava, em particular sobre as suas condições de saúde. “As razões dessa visão ser assim caracterizada, como ela foi fundamentada e os possíveis significados históricos da sua construção como instrumento intelectual de intervenção na vida social, são   abordadas   nesse   livro,   cujo   objetivo   é   analisar   como   a   sociedade   escravista comportou-se em relação à saúde dos escravos antes e depois do Iluminismo”, descreve.

Leia também: Obra de docente da UNIFAL-MG aborda condições de saúde dos escravos negros

Confira a reportagem na íntegra

Reportagem também disponível na página do G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/reportagem-especial-mostra-livro-que-reune-relatos-medicos-sobre-a-saude-dos-escravos/5135512/