Obra de professor da UNIFAL-MG aborda beleza como um transcendental do ser

Paulo César de Oliveira lança “Tarde te amei” pela editora Scortecci

“Tarde te amei” é o título da obra de autoria do professor Paulo César de Oliveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, que acaba de ser lançada pela editora Scortecci.

Conforme Prof. Paulo César, o livro é uma abordagem da beleza como um transcendental do ser. “O belo é a primeira coisa que vemos em um objeto”, resume. “A beleza não está em nós, na nossa percepção, mas é uma propriedade inerente a tudo o que existe. Somente depois verificamos a verdade e bondade ou não deste objeto. Aquilo que para a Filosofia é beleza, para a Teologia é a glória divina”, acrescenta.

A ideia de publicar este livro partiu de conversas com colegas, as quais levaram o professor a avaliar a possibilidade de passar para o papel algumas reflexões. “Na verdade, é isso que fica, uma vez que aquilo que é apenas dito corre o risco de se perder com mais facilidade”, enfatiza, esclarecendo que o texto é resultado de estudos desenvolvidos no passado e que, agora, foram revistos e atualizados.

Na apresentação da obra, que pode ser encontrada nas livrarias Cultura, Martins Fontes, Scortecci ou mesmo com o autor, a editora salienta a temática abordada, voltada para a manifestação e esplendor originário do ser. “Foi Felipe ‘II Cancelliere’ (1160-1236), no século XIII, quem inseriu a beleza entre os transcendentais. Desse modo, por volta do ano 1270, a beleza era totalmente citada entre os transcendentais, mesmo que fosse em diversos modos. Os transcendentais não só se referem ao ser criado, mas também ao Ser Divino. Essa doutrina não deixa de levantar algumas questões. Como afirmar que tudo o que existe seja verdadeiro, bom e belo? E a mentira, o ódio, a crueldade, as catástrofes naturais? A experiência da beleza incorpora, paradoxalmente, a negatividade do mundo e a ultrapassa!”

Compartilhando a satisfação por concluir a obra, Prof. Paulo César, que é doutor e mestre em Filosofia e também mestre em Teologia, salientou a contribuição que o livro poderá trazer aos leitores. “Fiquei feliz com o projeto editorial, com a capa e espero que quem gostar de Metafísica, Teologia e Filosofia, possa encontrar uma fundamentação teórica para abordar a questão da beleza e da estética”, destacou.

Ainda não há previsão de lançamento na Universidade, mas o autor pretende organizar em breve uma divulgação para a comunidade acadêmica.