Obra de professor da UNIFAL-MG será lançada em Pouso Alegre

Eloésio Paulo apresentará "Deuses em Desuso" em conversa sobre poesia no SESC dia 19/11

“Deuses em Desuso” é o título da nova obra do professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, que será lançada no sábado, 19/11, às 16h, no SESC Pouso Alegre, durante conversa sobre poesia com o autor e convidados.

“Neste Deuses em desuso você vai encontrar uma sequência de poemas que são ‘erratas’ do autor, naquele sentido que Brás Cubas deu à palavra. Poeta em constante diálogo com a tradição, Eloésio reelabora a própria escrita há mais de três décadas. Cada livro seu é um novo capítulo do livro definitivo, que por enquanto se chamará Teogolipse, amálgama greco-bíblico de palavras que remetem ao nascimento e à morte – não apenas do indivíduo, mas da própria humanidade”, destaca Saul Bardot, em texto convidativo na orelha do livro.

Em entrevista para o mestrando em Letras da UFMG, Samuel Rezende, Prof. Eloésio falou sobre a escolha do título da obra. “Como em geral ocorre em minhas obras, o título saiu de um dos poemas. Penso que existem muitas expressões viáveis para resumir o livro, mas essa foi a que me soou mais sintética do que os poemas dizem, talvez da minha poesia toda: os deuses estão em desuso, mesmo, hoje em dia o que circula são só os simulacros da divindade e do mito”, justificou.

Indagado sobre os elementos que apontam similaridades ou novidades na atual obra em relação aos livros anteriores, o autor enfatizou que permanecem o poema e a estrutura poética, sendo o poema a expressão de um momento que ele chama de “distração concentrada”, em que confluem o sentimento e a razão; e a estrutura poética, configurando-se como artefato que valoriza o mínimo detalhe. “O que me parece haver de novo é algo que tenho perseguido longamente: a distância em relação ao artifício, a fluência o mais natural possível da linguagem que traduz o instante poético”, afirmou na entrevista intitulada "Entre o passado e presente, o espanto de estar vivo", reproduzida no final da obra.

Editado pelo Grupo Editorial Scortecci, o livro reúne mais de quarenta poemas e pode ser encontrado na Livraria e Loja Virtual Asabeça.