Obra literária de professor da UNIFAL-MG é selecionada pelo MEC para o Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE

Publicação do Prof. Eloésio Paulo dos Reis será distribuída às escolas públicas do país

“Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer” é o nome da obra de autoria do Prof. Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, que foi selecionada como referência pelo Ministério da Educação, para compor o acervo de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE.

Publicado em 2010 pela editora Dubolsinho, o livro traz como pano de fundo a perspectiva de uma menina que narra poeticamente os fatos que observa em seu cotidiano. “É uma tentativa de explorar o que seria a visão de uma menina sobre o mundo, principalmente, as relações familiares”, explica o autor.

Para exercitar um ponto de vista diferente, em sua primeira obra infantil entre 5 obras (solo) já publicadas, Prof. Eloésio conta que tentou imaginar uma menina crítica e divertida, o que acredita ter chamado a atenção dos professores responsáveis pela seleção das obras no MEC. “Esse tipo de criança ativa, crítica e inteligente, é sempre encantadora. Eu acho que eles pensaram que gostariam de ter uma aluna assim, oferecer um modelo de criança crítica para os alunos”, comenta.

De acordo com o autor, o livro também oferece um espelho para crianças com idade entre 10 e 12 anos, ao apresentar a poesia como um bom veículo para o exercício da visão crítica e lúdica. Não por acaso escolheu o nome “Anna Sofia” para a personagem, pelo significado: Anna – cheia de graça e Sofia – sabedoria.

“Ela vai descobrindo que ela tem um jeito de escrever diferente, e no final, dá uma definição de poesia, muito útil para professor de criança, porque é difícil explicar o que é poesia", destaca Prof. Eloésio ao afirmar que a melhor definição de poesia para ele, é a do poeta francês Charles Baudelaire: "A poesia é a infância reencontrada".

No desfecho do livro à página 33, Anna Sofia desvenda seu lado poeta:

Acho que entendi

Faz de conta que está vendo
uma estátua bem perfeita.
Até parece uma pessoa,
mas de uma cor só, meio cinza.
Atrás dela, da estátua,
faz de conta, tem alguém.
Alguém exatamente igual,
mas só que é uma pessoa.
A estátua são as palavras
que a gente escreveu.
A pessoa é a poesia.

Além da edição lançada pelo MEC que ganhará 25 mil exemplares para serem distribuídos às escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal que oferecem os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, “Parque de Impressões – Anna Sofia e a poesia sem querer”  terá mais uma edição, para atender a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que enviará exemplares da obra para as escolas do estado.

A previsão é que os livros sejam entregues tanto ao MEC quanto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em março de 2013.

"O aval do MEC para o livro do Prof. Eloésio é um reconhecimento que engrandece a produção acadêmica e cultural de nossa universidade", declarou o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Denisar Vasconcelos Fraga.

Sobre o autor

Natural de Areado-MG, Prof. Eloésio Paulo dos Reis é doutor em Letras pela UNICAMP e professor com 20 anos de exercício do magistério nos níveis médio e superior. Jornalista com 8 anos de exercício em redações de jornais e emissoras de rádio e TV, o docente é autor de diversos livros e cerca de 50 artigos sobre literatura publicados em jornais e revistas. Membro do quadro de docentes da UNIFAL-MG, Prof. Eloésio foi chefe do Departamento de Letras do Instituto de Ciências Sociais e Letras e, também, coordenador dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras da universidade, entre outubro de 2008 e dezembro de 2010.

Entre suas publicações, destacamos: "Os 10 pecados de Paulo Coelho", "Inferno de bolso etc.", “Cogumelos do Mais ou Menos”, "Primeiras Palavras do Mamute Degelado", "O Dentro Mais do que Fora - O Hospício como Alegoria em Três Romances dos Anos 70”, "Teatro às escuras; uma introdução ao romance de Uilcon Pereira".

Sobre suas principais influências, podemos citar os poetas críticos e irônicos, como Carlos Drummond de Andrade. “O Drummond foi uma revelação porque eu descobri que tinha um canal para a ironia. A ironia para mim é muito importante. Eu acho que é uma visão do mundo na qual a gente pode ser sentimental sem ser idiota. Tratar o próprio sentimento com ironia”, diz.

Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE

Desenvolvido desde 1997, o PNBE promove o acesso à cultura e o incentivo à leitura a alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O programa avalia e distribui obras literárias em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), verso (poemas, cantigas), livros de imagens e de história em quadrinhos. Distribui ainda periódicos de conteúdo didático e metodológico para escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio.

O PNBE 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio.

Segundo o secretário de educação básica do MEC, Cesar Callegari, o objetivo do programa é oferecer literatura de qualidade aos estudantes brasileiros e, com isso, fomentar a leitura nas escolas. “A ideia é que eles conheçam o teor dos livros e possam usá-los adequadamente, apropriando-se do conteúdo e incentivando os alunos e seus familiares a ler.”

O acervo do PNBE para 2013, consta da Portaria SEB nº 27, do dia 25/10/2012, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 29/10/2012.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social