Obras de infraestrutura abrem caminho para a expansão da Universidade

Confira o projeto urbanístico do campus Poços de Caldas e da Unidade Santa Clara

As obras de infraestrutura do Campus Avançado de Poços de Caldas e da Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas entraram em nova fase, sinalizando possibilidades para novas expansões.

Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões em recursos pactuados com o MEC em 2013, estas obras envolvem a construção de ruas e vagas de estacionamento, além das estruturas de esgoto pluvial e sanitário, a iluminação pública e a distribuição de energia e lógica.

Em Poços de Caldas, a implantação dessa segunda fase das infraestruturas permitirá o acesso aos prédios do auditório, à área esportiva, à sala dos professores, ao Departamento de Serviços Gerais e, ainda, abrirá frentes para novas construções no campus.

Na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas, essa segunda fase possibilitará acesso aos prédios de pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em construção, do Departamento de Serviços Gerais e do novo setor de transporte da Universidade, além de favorecer à construção de prédios previstos para atender o curso de Medicina.

Segundo o coordenador de Projetos e Obras da Universidade, José Mário Barbosa Alves, além de permitirem a expansão de novas áreas, os projetos urbanísticos dessas unidades apresentam diferenciais. “Na concepção do projeto urbanístico do campus Poços de Caldas, por exemplo, foi idealizado uma passagem chamado de ‘caminho dos minerais’, que permitirá não apenas a fruição do trânsito cotidiano de pedestres, mas também sua conexão com diversos pontos do campus e, ainda, a possibilidade do aluno, professor, técnico ou visitante, contemplar a paisagem e conhecer a história da mineralogia. A proposta prevista no projeto é a utilização de diferentes tipos de revestimentos feitos de minerais. Este eixo ligará diagonalmente todo o campus e contará com praças ao longo do trajeto”, revelou.

O terreno onde foi instalada a Unidade Santa Clara também propiciou o desenvolvimento de um projeto paisagístico que contempla uma área de preservação ambiental. No local, onde existe uma nascente, foi implantado, inclusive, um projeto de recuperação da área, que se tornou objeto de estudo para alunos e pesquisadores dos cursos ligados às Ciências da Natureza.

A previsão de conclusão dessas obras é setembro de 2015.

Relembre como tudo começou...

De acordo com José Mário, essas obras de infraestrutura foram projetadas em 2008, tendo como responsável pela elaboração do projeto urbanístico, uma mesma empresa: a Mégara Projetos e Consultoria LTDA. “Os projetos foram desenvolvidos pela equipe do arquiteto Francisco José Cardoso, que hoje, faz parte do quadro de docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG”, ressalta o coordenador.

Campus Poços de Caldas

Com área de 500 mil m², o terreno do campus Poços de Caldas foi doado pela Prefeitura Municipal de Poços, que também contribuiu para a primeira fase de construção no local. “A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas assumiu inteiramente a primeira fase de implantação do campus, além de construir o prédio A”, relembra José Mário.

As atividades no campus tiveram início em 2010 e, neste mesmo ano, a unidade foi inaugurada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad.

No campus Poços de Caldas, onde atualmente mais de 1.200 alunos são atendidos, funcionam os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas.

A área construída registra hoje, aproximadamente 20 mil m².

Unidade Educacional Santa Clara

A Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas foi implatada em um terreno de 200 mil m² também doado pela Prefeitura Municipal de Alfenas.

As obras de construção, iniciadas em 2011, foram integralmente assumidas pela UNIFAL-MG com recursos institucionais.

O início das atividades aconteceu em fevereiro de 2012, com o funcionamento do curso de Fisioterapia no local. Hoje, a unidade abriga também os cursos de Ciência da Computação e Geografia, nos quais há mais de 700 alunos matriculados.

Atualmente, a unidade conta com mais de 23 mil m² de área construída.

Infraestrutura do campus de Varginha

O Campus Avançado de Varginha também conta com o planejamento da expansão da infraestrutura. O projeto, em fase de finalização pela equipe da Coordenadoria de Projetos e Obras, tem previsão para ser licitado no segundo semestre de 2015.

Fotos: arquivo da Coordenadoria de Projetos e Obras da UNIFAL-MG