Oficina na UNIFAL-MG fomenta produção crítico-teórica de roteiros de cinema

"A Escrita do Roteiro" incentiva a reflexão da forma de escrita de projetos audiovisuais
Abertura da Oficina “A Escrita do Roteiro” com a presença de Jovany Sales Rey, destacado roteirista profissional alfenense, e da Profa. Flaviane Faria Carvalho (UNIS-MG), quem, num bate-papo descontraído, entrevistou o convidado especial antes da exibição do curta-metragem “A Nona Vítima”, um roteiro de Jovany premiado em vários festivais nacionais e internacionais

Encerra-se nesta terça-feira, 18/07, na UNIFAL-MG, a Oficina “A Escrita do Roteiro”, um dos projetos que integra o programa de extensão Civitas, coordenado pelo professor Wellington Ferreira Lima do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, cujas atividades envolvem estudos literários.

Sob a coordenação do professor Italo Oscar Riccardi Leon, do Departamento de Letras do ICHL, a oficina foi realizada em três etapas e contou com a presença do roteirista profissional alfenense, Jovany Sales Rey, e da professora da área de Comunicação Social e Estudos em Linguística Aplicada do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), Flaviane Faria Carvalho, integrante e colaboradora do projeto.

Conforme explica Prof. Italo, promover encontros, fomentar a leitura e incentivar o espaço para exibição e debate de cinema não comercial, faz parte dos objetivos das atividades. “A proposta do programa visa aproximar a produção crítico-teórica à produção literária amadora e ao público em geral de Alfenas e microrregião, com a intenção de criar um espaço de difusão da produção literária sul-mineira”, assinala.

O professor conta que foi justamente pensando em compartilhar conhecimentos sobre a temática, que surgiu a ideia de propor uma oficina para o contexto do cinema - considerado um bem cultural e uma necessidade audiovisual. “A ideia é possibilitar reflexão sobre a escrita do roteiro e propiciar as condições e espaço para sua abordagem, discussão e também de elaboração”, diz.

Dois momentos descontraídos que registram o desenvolvimento da Oficina “A Escrita do Roteiro” em sala

As atividades da oficina tiveram início no dia 04/07, com debate com o roteirista convidado, Jovany Sales Rey, seguido da exibição do curta-metragem “A nova vítima” (roteiro de Jovany), premiado em vários festivais nacionais e internacionais. No dia 11/07, Jovany e Flaviane ministraram a oficina de produção de roteiros, conduzindo as fases de criação de um roteiro cinematográfico. Os participantes finalizarão as atividades nesta terça-feira, 18/07, a partir das 17h com a segunda parte da produção de roteiros com o Prof. Italo e o convidado Paulo César de Carvalho, no auditório Dr. João Leão de Faria. Na sequência, haverá exibição de curtas.

“O roteiro cinematográfico, como o próprio Jovany faz questão de frisar, parafraseando alguns autores como Doc Comparato, Hugo Moss e Syd Field, se pode definir como ‘a forma escrita de um projeto audiovisual’”, detalha Prof. Italo. Segundo o professor, trata-se de “uma história contada em imagens, diálogos e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática” que permite estabelecer relações significativas entre cinema, realidade e criação.

A oficina contou com mais de 60 participantes, entre alunos, professores, técnico-administrativos da Universidade, bem como membros da comunidade alfenense e de outras cidades da região.

Vale destacar também que a programação da oficina foi repercutida no portal do G1 Sul de Minas. Confira! Veja também a chamada para a oficina nas notícias de destaque do G1.

Prof. Marcos de Carvalho, Profa. Flaviane Faria Carvalho (UNIS-MG), Prof. Eloésio Paulo, roteirista profissional Jovany Sales Rey e Prof. Italo Oscar Riccardi León, coordenador da ação da escrita do roteiro dentro do Programa Civitas

Galeria de imagens

Com informações: Italo Oscar Riccardi León, professor do Departamento de Letras da UNIFAL-MG, coordenador da Oficina “A Escrita do Roteiro”
Fotos: equipe organizadora da Oficina “A Escrita do Roteiro”