O QUE É PRECISO SABER SOBRE A GRIPE?

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde" esclarece dúvidas da população

A gripe é uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório sendo mais comumente causada pelo vírus do tipo Influenza A e subtipo H1N1.  Os sinais e sintomas são febre repentina e alta, em torno de 38ºC com duração média de três dias, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, falta de apetite, prostração, coriza e tosse seca que se mantêm em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

A transmissão acontece de pessoa a pessoa por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, por meio das mãos e após contato com superfícies recentemente contaminadas.

A prevenção é feita por medidas simples: lavar as mãos frequentemente com água e sabão após tossir, espirrar ou ter contato com superfícies potencialmente contaminadas; usar álcool gel nas mãos quando não há possibilidade de lavar as mãos; utilizar lenços descartáveis para higiene nasal; uso de lenços para cobrir o nariz e boca quando for espirrar ou tossir para evitar a emissão de gotículas de saliva; evitar ambientes fechados; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; beber bastante água, pois manter as vias respiratórias bem hidratadas dificulta a entrada de vírus e bactérias; crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, não devem ser expostas a locais com aglomerações de pessoas; não tomar medicamentos sem orientação médica.

Existe vacina disponível, que será oferecida na rede pública de saúde de 18 de abril a 20 de maio de 2016 para o grupo prioritário: idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão. Em Alfenas a aplicação da vacina ocorrerá nas salas de vacina do município, na zona rural coberta pela ESF; nos hospitais; nos acampamentos; no presídio; no Lar São Vicente; no dia D, que será no dia 30 de Abril de 2016 nas salas de vacinas e no Centro de Vivência (terminal rodoviário).

A gripe tem tratamento e cura. Ao apresentar qualquer sintoma deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, pois se não for tratada a tempo a gripe pode trazer complicações graves, como pneumonia e a síndrome respiratória aguda grave que pode causar a morte.

Colaboraram: Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, Grupo PET-Enfermagem, Profa. Simone Albino da Silva e Profa. Erika de Cássia Lopes Chaves.

Fontes: Ministério da Saúde, Vigilância Epidemiológica Municipal de Alfenas, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Biblioteca Virtual em Saúde.