Professor da UNIFAL-MG é medalha de prata em competição internacional

Desafio foi prever o comportamento do preço de ativos em mercados financeiros

O professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da UNIFAL-MG, Humberto César Brandão de Oliveira, recebeu medalha de prata ao representar a Universidade em uma competição internacional da empresa de investimentos G-Research, que reuniu competidores para prever o comportamento do preço de ativos em mercados financeiros.

O Prof. Humberto liderou a competição por, aproximadamente, um mês e meio, quando o chinês Li-Der o ultrapassou por uma margem pequena. “Mantive o ritmo até precisar viajar para a Ásia para uma sequência de trabalhos de pesquisa e visitas técnicas. No começo da viagem retomei a liderança, que mantive até o meio do mês de Março. Li-Der assumiu novamente a ponta e se manteve nela até o fim de competição. Ainda era um resultado parcial, pois, a lista final com a colocação definitiva de cada competidor iria ser fornecida através de parte da base de dados que não estava sendo avaliado durante a execução da competição. Na avaliação final, consegui melhorar minha nota e reduzir a distância da minha pontuação para a do chinês, mas não foi o suficiente para ultrapassá-lo. Foi na "trave"!”, contou.

A competição congregou mais de 400 pessoas ao redor do mundo na tentativa de resolver o desafio. Para Humberto, foi uma oportunidade de aprendizado: “Precisei readaptar minha proposta para previsão de mercados em função da natureza da base de dados fornecida, e isso fez com que eu pudesse melhorar o meu método de maneira geral, creio eu”.

Além disso, o professor do Curso de Ciência da Computação, afirmou estar feliz com a segunda colocação, dada a complexidade do problema e a qualidade dos adversários, e também por reconhecer mais três brasileiros no Top 10 da classificação final: o ex-aluno do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) da UNIFAL-MG, Everton Silva, em sexto lugar, um atual aluno do LP&D, João Pedro Molina Peinado, em quarto lugar, e um amigo pessoal, colega de doutorado na UFMG, Fernando Afonso, em oitavo lugar. Acrescenta: “Isso demonstra a evolução em conhecimento do nosso grupo, mesmo não sendo um grupo de pesquisa formalizado nos moldes tradicionais da pesquisa brasileira. É informal, mas efetivo ao tentar alcançar bons resultados.”

Confira o site da competição e o ranking!

Com informações: Humberto Brandão, professor do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG