Orquestra Experimental da UNIFAL-MG apresentará "O Clássico Romântico" hoje, na Universidade

A partir das 20h, no auditório Dr. João Leão de Faria

Em comemoração ao Dia dos Namorados, a Orquestra Experimental da UNIFAL-MG, juntamente com a Camerata Theophillus e a Orquestra Barroca, fará uma apresentação especial na Universidade hoje, 14/06/2013.

Intitulada "O Clássico Romântico", a apresentação desta noite destacará composições de Johann Strauss II,  Tchaikovisky, Mozart e Vivaldi.

Sob a regência do maestro Thiago Moraes, a Orquestra Experimental é constituída por mais de 20 músicos, entre docentes e discentes da UNIFAL-MG e, também, membros da comunidade externa. Esta Orquestra surgiu em 2011, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Alfenas (ACIA), como uma nova frente de atuação do projeto de Extensão Camerata Theophillus.

As ações do projeto propiciam aos seus participantes, além do aprendizado de um instrumento musical e desenvolvimento técnico na execução do instrumento, noções de teoria musical. Além disso, os integrantes também participam de concertos e oficinas temáticas envolvendo a música, como é o caso da apresentação desta noite. Os músicos que atuam como professores no projeto da Orquestra são alunos dos cursos de graduação da Universidade ou voluntários da comunidade alfenense.

A CAMERATA THEOPHILUS

A Camerata Theophilus é um grupo de câmara cujos membros se dedicam ao estudo de peças clássicas e vem se destacando pela beleza e rigor técnico de suas execuções. Sob a regência e direção musical de Thiago Ferreira de Moraes, é vinculada à UNIFAL-MG, como um projeto de extensão sob coordenação direta da Pró-Reitoria de Extensão. Além do aperfeiçoamento técnico e artístico de seus membros tem por objetivo levar a cultura musical e difundir o conhecimento musical por meio de concertos didáticos e, a partir desta parceria, também por meio do ensino musical.

Uma orquestra de câmara ou grupo de câmara é uma formação instrumental composta por um menor número de músicos e instrumentos musicais do que se comparada com uma orquestra sinfônica ou filarmônica. Normalmente realiza apresentações em ambientes restritos, daí o nome "câmara", que nesse caso é referência ao local destinado a apresentação. Enquanto uma orquestra sinfônica ou filarmônica é composta por muitos instrumentos e destina-se a apresentação em grandes teatros ou mesmo áreas externas, a orquestra de câmara é composta por poucos instrumentos, destinada a apresentação no interior de edificações, para um público mais reduzido.

Já a música de câmara diz respeito à música executada por poucos instrumentistas e para um público reduzido. Caracteriza-se pela delicadeza, expressão artística e destreza técnica; possui um extenso repertório, que vai desde o mais simples Barroco ao mais virtuosístico Dvorjak, o que possibilita trabalhar com músicos tecnicamente heterogêneos.

PROGRAMAÇÃO - 14/06/2013

- Concerto para violão e orquestra Rv. 93- A. Vivaldi (Orquestra Barroca)
- Allegro Largo Allegro (Solista: Mario Danieli Neto)
- Concerto para fagote e orquestra, K191- W. A. Mozart (Camerata)
- Andante ma adagio (Solista: Jeferson Guilherme L. Terra)
- Lago dos cisnes- P. L. Tchaikovsky (Camerata)
Número IX, ato I (Solista: Letícia R. de Menezes)
- Kaiser-Waltzer Op.437- J. Strauss Jr. (Orquestra Experimental)
- Introdução
Valsa I
Valsa II
Valsa III
Valsa IV
- Coda
- Piu meno- Finale

A apresentação será no auditório Dr. João Leão de Faria, a partir das 20h.