Projeto extensionista de Orquestra Popular realiza apresentação em Muzambinho

Apresentação abriu as atividades culturais da 15ª Semana de Museus da cidade

O projeto de extensão Orquestra Popular da UNIFAL-MG fez uma apresentação musical em Muzambinho-MG na quinta-feira, 18/05. O grupo foi convidado por Jair Sobrinho, do Setor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Prefeitura da cidade. A apresentação musical abriu as atividades culturais da 15ª Semana de Museus promovida pelo Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo, com a temática: ”Museus e Histórias controvérsias: dizer o indizível em Museus”.

A apresentação realizou-se na Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite para um público que contou com a presença do prefeito e secretários do município. No repertório, foram apresentadas canções de compositores como Luiz Gonzaga, Almir Sater, Renato Teixeira, Alceu Valença, além de peças instrumentais e do cancioneiro de domínio público.

O grupo que tocou nesta noite foi formado pelos seguintes integrantes: Aparecido Cândido de Moura (violão), Bruno Hideki Tamaishi Watanabe (violão), Carlos Sérgio Ramos de Jesus (violão e voz), Flávio Henrique Ferreira (violão), Francisco de Assis de Souza (viola), Frank Dias Orsi (contrabaixo), Gregor Castro Erbiste (violão e voz), Helena Maria dos Santos Felício (viola e voz), Mário Danieli Neto (bandolim), Nelson José Freitas da Silveira (viola), Roberto José Cabral (violão), Thiago Pereira dos Santos (violão, viola, voz, arranjos e regência).

O projeto Orquestra Popular é coordenado pelos professores Mário Danieli Neto e Helena Maria dos Santos Felício (ambos do ICHL). Participa do projeto também o professor Nelson José Freitas da Silveira (Ciências Exatas), além de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Química. O grupo conta ainda com integrantes da comunidade externa.

Na ocasião, os coordenadores agradeceram a oportunidade e calorosa acolhida na cidade de Muzambinho, assim como destacaram o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, que por meio do Edital PROBEXT, financia bolsas de extensão para o projeto, bem como do Setor de Transportes da Universidade que disponibilizou ônibus para o deslocamento do grupo.

A Orquestra Popular da UNIFAL-MG desenvolve suas atividades focadas nos ensaios do repertório selecionado, apresentações musicais e aprendizado de prática de conjunto. O projeto não oferece aulas de instrumentos. Para integrar o grupo é necessário ter algum conhecimento de instrumento ou canto.

Os ensaios são realizados as sextas-feiras das 17h30 às 19h no prédio da Pró-Reitoria de Extensão.

Informações e fotos: Mário Danieli Neto, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e coordenador do projeto "Orquestra Popular da UNIFAL-MG"