Palestra sobre “Cultura Empreendedora” inspira comunidade acadêmica da UNIFAL-MG

Universidade recebeu renomado professor do Rio de Janeiro para falar sobre o tema

A comunidade acadêmica da UNIFAL-MG lotou o auditório Dr. João Leão de Faria nesta terça-feira, 06/10, para prestigiar uma palestra sobre “Cultura Empreendedora”, com o renomado professor José Alberto Sampaio Aranha - diretor do Instituto Gênesis da PUC-RJ e de novos empreendimentos da REDETEC, que atua também como consultor Ad Hoc da Unesco, CNPq, Finep, Sebrae e CNI/IEL. O evento foi transmitido por webconferência também para os campi de Poços de Caldas e Varginha.

Realizada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da Universidade, a atividade integrou o projeto UNIFAL-MG EMPREENDEDORA, que possui como objetivo central implementar na comunidade acadêmica, a cultura de “realizar” algo que possa modificar o ambiente no qual vive, com ações positivas que contribuam para a solução de problemas.

“Temos a honra de receber hoje um palestrante de alta qualificação no tema empreendedorismo em nível nacional, Prof. Aranha, da PUC do Rio de Janeiro”, ressaltou o reitor da Instituição, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, ao anunciar a palestra e dar as boas-vindas aos presentes.

O convidado foi apresentado pelo professor colaborador da UNIFAL-MG, Renato de Aquino Faria Nunes, também presidente da Rede Mineira de Inovação. “O professor Aranha, eu tenho o privilégio de ter como amigo há algum tempo. Costumo dizer que é um dos meus gurus. É formado em ensino superior, é engenheiro químico. Mas o principal dele é a rebeldia intelectual de sempre pensar as coisas e tentar fazer melhor. Algumas pessoas chamam isso de inovação. A atuação mais marcante do Prof. Aranha nos últimos anos tem sido na PUC, onde ele lidera o Instituto Gênesis, que é um instituto que vem revolucionando essa interação da universidade do Rio de Janeiro com a sociedade e eu tenho certeza absoluta que cada palavra que ele vos colocar aqui, é objeto de reflexão e aprendizado”, enfatizou.

Em sua fala, o Prof. Aranha fez um paralelo sobre plano de vida e empreendedorismo, destacando que para saber planejar um empreendimento é preciso saber antes, planejar a própria vida. “Plano de vida é uma coisa muito complicada porque a gente pergunta o que você quer ser, o que vai fazer e ninguém sabe. Na realidade, fazer o plano de vida é saber o que eu quero, onde é que eu quero ir e como eu quero ir. É muito simples, mas não vai dar certo isso. Não é uma coisa que a gente possa ter determinado exatamente o que é”, frisou.

De acordo com o palestrante, as pessoas descobrem novos gostos com o tempo e desejam fazer coisas diferentes, por isso, não existe uma fórmula exata para seguir. “Vocês podem construir um caminho, mas saibam que esse caminho não vai ser exatamente aquilo que vocês vão trilhar na vida. O que é importante é uma bússola para saber para que lado eu vou. E aí eu vou construindo aquele caminho conforme eu vou andando. Eu tenho que ir me adaptando às circunstâncias, nas mudanças, no que vai acontecendo. Conforme você caminha, você vai fazendo o seu caminho. Então quando a gente quer entender um empreendimento, primeiro a gente tem que entender a pessoa. Porque o empreendimento é o reflexo da pessoa”, analisou.

O professor também pontuou, que quando iniciou o trabalho com o empreendedorismo, no início dos anos 90, existiam receitas prontas sobre o tema empreender, que são muito divulgadas ainda hoje. Segundo o professor, perguntava-se como fazer empreendedorismo e o que a pessoa teria que empreender. Depois, questionava-se para quem.  “O que a gente chegou à conclusão há alguns anos, é que por trás disso tudo tinha algo muito mais importante. Não era simplesmente ter uma ideia, fazer um empreendimento e saber para quem fazer empreendimento. Era saber por que eu estava fazendo um empreendimento. O que me movia a fazer um empreendimento? Isso era fundamental para fazer um empreendimento mais sustentado”, enfatizou.

No final da explanação, Prof. Aranha abriu espaço para perguntas, oportunidade em que compartilhou com alunos das empresas juniores da UNIFAL-MG e com gestores que participaram do evento, sugestões da sua experiência com empreendimentos.

O empreendedor participou também de uma reunião com os dirigentes dos órgãos administrativos da Instituição, oportunidade em que falou sobre o impacto do empreendedorismo e o papel da Universidade no desenvolvimento econômico local e regional onde está presente.