Palestras, atividades práticas e defesas marcam curso sobre Biologia Celular

Evento envolveu temas relacionados à Embriologia e Biologia da Reprodução

O Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento (DBCD) da UNIFAL-MG promoveu entre os dias 27 e 30/07, o 1º Curso em Morfologia e Biologia Celular e do Desenvolvimento na Instituição, reunindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, e convidados de outras instituições.

De acordo com a organização, coordenada pelo Prof. Angel Barchuk, o curso buscou englobar, por meio de palestras e atividades práticas, áreas da pesquisa como Biologia Celular e do Desenvolvimento, além de temas relacionados à Embriologia e Biologia da Reprodução, possibilitando ao aluno ter contato com práticas desenvolvidas por pesquisadores do DBCD nessas áreas.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios de pesquisa do DBCD, e entrarem em contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Biologia Animal Integrativa (LABAInt) da Universidade.

Na programação, foram incluídas também, defesas de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos da Instituição.

O mestrando Renato de Oliveira Horvath, do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, defendeu a dissertação intitulada “Responsividade das Células Natural Killer Uterinas DBA+ e Alterações Comportamentais Frente ao Tratamento com Ciclofosfamida”, na quarta-feira, 29/07. Participaram como titulares da banca, os professores: Valdemar Antonio Paffaro Jr. e Marisa Ionta da UNIFAL-MG, e Mara Sandra Hoshida da USP. Os demais docentes suplentes convidados foram: Prof. Paulo Pinto Joazeiro da UNICAMP e Profa. Estela Regina de Oliveira da UNIFAL-MG.

Na quinta-feira, 30/07, foi a vez do doutorando Bruno Zavan, do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, defender a tese “Estudo de Dois Modelos de Camundongos Durante a Gestação: I. Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica x Nimesulida; II. Deficiência do Fator de Crescimento Placentário”. Compuseram a banca como titulares, os professores: Valdemar Antonio Paffaro Jr., Roseli Soncini e Marcia Cristina Bizinotto Assunção da UNIFAL-MG, André Klein da UFMG e Mara Sandra Hoshida da USP. Os suplentes foram: Profa. Débora Rejane Fior Chadi da USP, Prof. Wellerson Rodrigo Scarano da UNESP-Botucatu e Profa. Marisa Ionta da UNIFAL-MG.