Parceria do Departamento de Estatística com a Microsoft beneficia a Instituição

Para fins educacionais, alunos e servidores poderão ter acesso gratuito a softwares

O Departamento de Estatística (DEst) do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, por iniciativa do servidor técnico em Tecnologia da Informação Germano Lopes, com o apoio dos professores da unidade, conseguiu uma importante doação junto à Microsoft que trará um impacto significativo a toda comunidade acadêmica da Instituição.

Até 2020, alunos, professores e técnico-administrativos poderão ter acesso gratuito a vários softwares desenvolvidos pela Microsoft, desde que a utilização seja estritamente para fins educacionais dentro do programa Microsoft Imagine Premium nas áreas elegíveis. Confira em: https://imagine.microsoft.com/pt-br/Institutions/STEM.

Conforme Germano, a relação de softwares que fazem parte do Microsoft Imagine Premium são:

• Sistemas Operacionais: Windows Client Premium, Windows Client, Windows Server Standard Premium, Windows Server;
  • Ferramentas de Desenvolvimento e de Design: Visual Studio Community (para alunos e corpo docente), Standard Premium, Visual Studio Community (para alunos e corpo docente), Visual Studio Professional (para laboratórios), Standard, Visual Studio Professional (para laboratórios), Visual Studio Enterprise (para alunos, corpo docente e laboratórios), Premium, Visual Studio Enterprise (para alunos, corpo docente e laboratórios), Windows Embedded Standard Premium, Windows Embedded;
  • Aplicativos: Visio Premium, Visio, Project Premium, Project, OneNote Standard Premium, OneNote;
  • Servidores: SQL Server Standard, Premium, SQL Server, BizTalk Server Premium, BizTalk Server, SharePoint Server Premium, SharePoint Server.

"O Microsoft Office Professional, em suas últimas versões, será oferecido exclusivamente para professores e técnico-administrativos ao custo de $ 9.95 dólares pagos uma única vez, ficando opcional a cada servidor adquiri-lo diretamente na Webstore da Microsoft", explica Germano.

Segundo o técnico em Tecnologia da Informação, a economia que tal acordo proporcionará é da ordem de milhares de reais, tendo em vista que, somente com o sistema operacional, a UNIFAL-MG deixará de gastar R$ 390,00 por máquina. "Isso implica em uma economia de R$ 14.430,00 somente na atualização do Laboratório de Informática da Matemática e da Estatística (LIME, D303), hoje, equipado com 37 máquinas, e R$ 4.679,08 com a assinatura do Imagine Premium”, afirma Germano.

Vale ressaltar que todos os campi e a Unidade Educacional da UNIFAL-MG serão beneficiados, e o NTI terá papel fundamental na atualização dos computadores para a última versão do Windows 10, nos casos em que se aplicar.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Estatística na sede pelo telefone 3701-9604, com o técnico Germano Lopes (germano.lopes@unifal-mg.edu.br), ou Fabiano Castro de Brito (fabiano.brito@unifal-mg.edu.br) na Unidade Santa Clara.

Outra opção é acessar a página https://unifal-mg.onthehub.com e fazer o registro.

Com informações e fotos: Departamento de Estatística (DEst) do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG