Plano de Desenvolvimento Institucional é aprovado pelo Conselho Universitário

Documento foi elaborado de forma participativa pela comunidade da UNIFAL-MG

Em reunião realizada no dia 02/08/2013, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2011-2015) da UNIFAL-MG.

Elaborado por uma Comissão de Trabalho constituída em outubro de 2011, por representantes de todos os órgãos e campi da Universidade, além de representantes discentes e técnicos administrativos, o PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidad

e da UNIFAL-MG no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, os seus valores e a sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

O trabalho de planejamento teve início em novembro de 2010, com atividades como apresentação dos conceitos fundamentais para elaboração e também o desenvolvimento de um documento base sobre missão, visão e valores pela Reitoria e Pró-Reitorias. Este documento estabeleceu alguns parâmetros e caminhos para a Comissão de Trabalho, delineando os eixos de construção do PDI.

De acordo com o MEC, a metodologia de desenvolvimento do PDI deve ser aberta, de tal modo que cada instituição possa adequar à sua realidade os trabalhos para construção desse. A UNIFAL-MG optou por utilizar uma metodologia que representou uma inovação para a Instituição, por ter buscado a transparência, a opinião e informações junto à comunidade universitária, por meio de seminários e ferramentas de comunicação on-line.

Assim, durante as atividades se utilizou um portal na internet (site do PDI: http://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/pdi) e o ambiente virtual Moodle (http://virtual.unifal-mg.edu.br), instalado no servidor da Universidade.

O documento desenvolvido pela Comissão foi enviado ao Consuni em 30/11/2012, que encaminhou o processo para análise da Câmara de Planejamento, Orçamento e Gestão. A Câmara emitiu parecer em 08/03/2013, para a qual a Comissão do PDI encaminhou resposta em 04/07/2013, sendo então, aprovado pelos membros do Conselho Universitário, no início de agosto.

Devido à utilização de uma metodologia participativa, o PDI necessitou de alterações ao longo de seu desenvolvimento, o que demandou mais tempo na elaboração, mas possibilitou também, o amadurecimento das decisões.

O PDI representa o planejamento estratégico da UNIFAL-MG, e como tal, irá orientar o trabalho da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional - CDI da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que será responsável pelo monitoramento da implantação de metas e ações propostas até 2015.

O Plano de Desenvolvimento Institucional define como missão, visão e valores da UNIFAL-MG:

Saiba mais sobre o PDI 2011-2015

Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre os objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Proplan da UNIFAL-MG
Fonte: PDI 2011-2015
Tags: