Periódico internacional publica artigo de egressa do Mestrado em Química

Trabalho contribui para a excelência em engenharia, pesquisa científica e industrial

O artigo científico intitulado "Modelagem computacional de nanotubos de carbono como nanofiltros e nanosensores para controle ambiental: um estudo de Primeiros Princípios" desenvolvido pela egressa do curso de Mestrado em Química da UNIFAL-MG, Mirele Bastos, sob a coordenação do Prof. Ihosvany Camps, foi recentemente escolhido pelo portal Advances in Engineering como um trabalho fundamental que contribui para a excelência em engenharia, pesquisa científica e industrial. O mesmo será publicado na próxima edição de Advances in Engineering Series.

De acordo com Prof. Camps, a serie Advances in Engineering (AIE) alerta a comunidade científica e industrial para trabalhos inovadores considerados de importância para o progresso em tecnologias de engenharia. “AIE é visto quase 515 mil vezes por mês por nosso público de P&D, cientistas acadêmicos e industriais e é destaque nas intranets de um número crescente de empresas de engenharia e industriais do top 50, bem como centenas das melhores universidades do mundo e organizações de pesquisa”, explica.

A seleção do artigo, que é resultado da dissertação de Mirele defendida em 2013 na Universidade, foi comunicada por e-mail, o qual informou o reconhecimento pelo trabalho e o objetivo da AIE de avançar a implementação de tecnologias novas e promissoras por meio de publicações de relevância. “Esta exposição tem a vantagem de estimular o financiamento, transferência de tecnologia e licenciamento industrial”, destacou o periódico no contato.

Dados do artigo:

Título: "Interactions of lead with carboxyl and hydroxyl-decorated (10, 0) single-walled carbon nanotubes: First-principle calculations"
Revista: Applied Surface Science, p. 198-204, 2013
Autores: Msc. Mirele Bastos e Dr. Ihosvany Camps

Informações: Ihosvany Camps, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG