Pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG contribui para a preservação de jequitibás

Versão para impressãoEnviar por email
Pesquisadores mostram em reportagem como estão multiplicando a árvore em risco de extinção

Mais uma vez, a pesquisa sobre a preservação da árvore jequitibá no Sul de Minas, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG, foi repercutida no Jornal da EPTV.

A reportagem da emissora mostra o que motivou Pedro Santos, mestre pelo programa da Universidade, a realizar um estudo com o objetivo de multiplicar a árvore nativa do Brasil, que corre o risco de ser extinta.

Orientado pelo Prof. Breno Régis dos Santos, o autor da pesquisa coletou o material das árvores para fazer a clonagem, com a finalidade de salvar a conservação genética e contribuir para o reflorestamento. Como Pedro é também alpinista, coletou sementes do alto das árvores.

De acordo com Prof. Breno, quando as sementes do jequitibá caem no chão, perdem a capacidade de brotar, devido à baixa capacidade de germinabilidade, o que comprova a importância da pesquisa desenvolvida por Pedro, cujos resultados têm ajudado na preservação da espécie. “Nós temos a possibilidade de multiplicar, fazer mudas para que sejam doadas para reflorestamento”, afirmou na reportagem.

Um dos espécimes criados no laboratório da UNIFAL-MG carrega qualidade genética propícia para a criação de outros clones. Algumas mudas já estão sendo replantadas.

Pedro coletou parte do material em um jequitibá que tem cerca de 430 anos e 50 metros de altura, localizado numa propriedade particular da cidade de Paraguaçu. Este é considerado o maior jequitibá do Sul de Minas.

Assista na íntegra a reportagem de Marcelo de Castro, que foi ao ar no dia 24/08:

Reportagem também disponível no portal G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv-2edicao/videos/v/pesquisa-desenvolvida-na-unifal-quer-ajudar-a-preservar-jequitibas/6101760/

Veja também: Pesquisa sobre clonagem de jequitibás ganha destaque na EPTV