Pesquisa nacional busca identificar as demandas de assistência estudantil

Participação do graduando é essencial para aprimorar políticas públicas das universidades

Estudantes de todas as universidades federais podem participar da V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino durante o primeiro semestre de 2018. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e visa identificar o perfil dos alunos de graduação das instituições. O questionário pode ser preenchido no site da pesquisa ou durante o período de matrícula, quando os estudantes, ao acessarem o Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG, poderão clicar no banner que dará acesso as perguntas. Abaixo, tire suas dúvidas sobre a iniciativa:

Por que devo participar?

O objetivo principal é contribuir para melhorar a gestão da UNIFAL-MG e das instituições participantes, principalmente no aprimoramento e criação de políticas de assistência estudantil. Isso é possível devido aos dados coletados. Em anos anteriores, por exemplo, a pesquisa mostrou a evolução do perfil dos graduandos, sendo divulgado que os alunos negros e pardos passaram a representar 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil. Além disso, a partir da iniciativa, constatou-se que cerca de 60% dos estudantes pertencem a famílias com renda média de 1,5 salário mínimo.

Qual a importância dos dados coletados?

Os dados coletados serão utilizados para fins institucionais e de pesquisa. A partir dos dados, é possível gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas, principalmente em áreas como a assistência estudantil.

Qual a confidencialidade da pesquisa?

Os dados e respostas dos participantes são confidenciais e informações pessoais, como nome, CPF e e-mail, serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa.

Onde posso saber mais sobre a pesquisa?

Para mais informações, acesse o site da V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino.

Para responder o questionário, clique aqui!