Pesquisador da UNIFAL-MG abre Seminário Internacional "Numismática em Exposição"

Em conferência, Prof. Cláudio Umpierre Carlan falou sobre moedas como fontes de pesquisa

No dia 08/08, a Universidade marcou presença no Seminário Internacional "Numismática em Exposição", realizado no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. Além do diretor do Museu Histórico Nacional (MHN), o professor Paulo Knaus (UFF), estiveram presentes também, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Araújo; o ex-presidente da Casa da Moeda de Portugal, o professor Antônio Trigueiros; o professor André Leonardo Chevitarese, titular de História Antiga da UFRJ, e o professor da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan.

Durante a conferência de abertura "As moedas como fontes de pesquisa", Prof. Carlan ressaltou a importância da coleção do MHN, maior acervo da América Latina que, para a coleção, contou com trabalhos desenvolvidos por discentes da UNIFAL-MG. "O rico acervo do MHN ficou durante muito tempo renegado à reserva técnica. Hoje, felizmente, vários alunos e alunas realizam seus trabalhos em cima dessa coleção, em muitos casos inéditos no meio acadêmico. É o caso nos discentes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica - PPGHI e do curso de História da UNIFAL-MG, sob minha orientação; como também de nossos ex-alunos, hoje realizando suas pós em outras instituições, nossas parceiras de jornadas", frisou.

Com informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG