Pesquisador é selecionado no maior concurso mundial de comunicação científica

Versão para impressãoEnviar por email
Professor Hélio Lemes é um dos 30 semifinalistas brasileiros no FameLab 2018

Nesta segunda-feira, 09/04, foram divulgados os 30 semifinalistas da edição brasileira do FameLab 2018, o maior concurso de comunicação científica do mundo que acontece em 32 países. A UNIFAL-MG é uma das instituições que contam com representação na competição, por meio do professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Hélio Lemes, um dos classificados para a semifinal.

O concurso, na terceira edição no Brasil, é organizado pelo British Council e destinado a pós-graduandos e pós-graduados das áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharia, os quais enfrentam um dos maiores desafios de sua carreira: despertar o entusiasmo do grande público pela Ciência.

A classificação do professor Hélio se deu por meio de um vídeo, no qual o pesquisador fala sobre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. "Dois conceitos que tornam-se cada vez mais presentes em nossas vidas, mesmo tendo sido criados há quase 70 anos”, comenta.

Junto aos demais semifinalistas, Prof. Hélio ficará de 23 a 27/04 no Rio de Janeiro, quando passará por um treinamento com a especialista britânica em comunicação científica, Emily Grossmann, para uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Entre os competidores, serão selecionados dez finalistas, que passarão por novo treinamento e farão outra apresentação, no dia 27/04, para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham. “Os dez finalistas se apresentarão ao vivo para um comitê avaliador, composto por cientistas, jornalistas, escritores e personalidades públicas e o grande vencedor representará o Brasil no FameLab Internacional, em junho, na Inglaterra”, conta Prof. Hélio.

Para classificação nessa fase, os participantes têm apenas três minutos para encantar a plateia e os jurados, explicando um tema científico de forma simples, clara e precisa, sem usar nenhum tipo de recurso eletrônico durante a apresentação.

Haverá também uma votação para o candidato favorito do público.

A iniciativa do concurso nasceu em 2005, no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, com o objetivo de aproximar a comunidade científica da sociedade em geral e incentivar novos talentos a compartilhar seu conhecimento. Desde então, mais de 9 mil pesquisadores, dos cinco continentes, já participaram do FameLab.

No Brasil, a realização do British Council conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs, a Fapesp e o Museu do Amanhã.

Vamos acompanhar e torcer! Faça aqui sua inscrição gratuira para assistir a grande final, no dia 27/04, no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro:

Acesse o vídeo enviado pelo professor para o concurso FameLab Brasil, o qual foi selecionado entre os 30 semifinalistas:

Mais informações sobre o FameLab: https://www.britishcouncil.org.br/famelab

Com informações: Agência de Comunicação da FamiLab Brasil 2018 e Hélio Lemes, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG