Pesquisador da UNIFAL-MG avalia projetos de Inovação do Grupo UNIS

Prof. Hélio Lemes foi jurado do concurso que reuniu propostas empreendedoras para a região
O Grupo UNIS convidou o professor Hélio Lemes da UNIFAL-MG participar como jurado do Concurso Inova UNIS que reuniu 135 projetos com propostas de soluções para problemas reais de empresas de Varginha e região.

Os vencedores têm vaga garantida no próximo Congresso Internacional da Rede Acinnet, que acontecerá em Portugal no ano que vem. Os projetos apresentados no dia 21/10 estão disponíveis no canal do YouTube do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI). A cada visualização ou curtida nos vídeos, as equipes vão acumulando pontos que contarão no momento da premiação final do concurso.

Esta é a segunda vez que o docente da Universidade é convidado para atuar como jurado no concurso, devido a sua atuação na área de inovação e empreendedorismo, não só julgando, mas orientando os desenvolvimentos futuros dos projetos apresentados.

Dentre os trabalhos apresentados existem alguns que já se destacam no interesse do público e da comunidade acadêmica. Entre as propostas apresentadas, destacam-se: um aplicativo para acelerar o processo de compras nos supermercados, uma maca ajustável, um carrinho de compras autônomo, um drone aquático para auxiliar no resgate de vítimas de afogamento, um sistema móvel para agendamento e notificação de medicamentos, um projeto de desconto em estacionamentos a partir da coleta seletiva de lixo, um banco de sangue móvel, um aplicativo para tornar o atendimento em bares e restaurantes mais rápido e eficiente, dentre muitas outras ideias inovadoras.

Em sua segunda edição, o projeto cresceu em números e, consequentemente, em ideias inovadoras. São quase 600 alunos envolvidos, frente aos 400 que se inscreveram em 2016. O número de equipes mais que duplicou: de 80 para 165 neste ano, números que mostram a evolução do projeto.

Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Notícia original disponível em: http://heliounifal.blogspot.com.br/2017/10/feira-de-inovacao-inova-unis.html