Pesquisador da UNIFAL-MG analisa desenvolvimento econômico tailandês em livro

Versão para impressãoEnviar por email
Prof. Thiago Caliari participou da obra organizada pelo economista Ricardo Bielschowsky

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) acaba de lançar o livro intitulado “Padrões de Desenvolvimento Econômico (1950-2008): América Latina, Ásia e Rússia”, que contou com a contribuição do professor Thiago Caliari Silva, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha, em parceria com o atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos.

Autor do capítulo “Padrões de crescimento, investimento e inovação – o caso da Tailândia”, Prof. Thiago explica que a participação no livro se deu por meio de um convite do editor da obra, Ricardo Bielschowsky da UFRJ, ao professor Mauro Borges Lemos, durante o doutoramento do docente da UNIFAL-MG no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. “O objetivo do livro foi o de analisar padrões e singularidades no desenvolvimento econômico de países de industrialização retardatária da América Latina e Ásia, além da Rússia, e a nós, coube o estudo do caso da Tailândia”, esclarece.

Segundo o pesquisador, o capítulo aborda uma análise histórica do padrão de desenvolvimento tailandês. “É distinguida a fase de substituição de importações com crescimento voltado para dentro até 1986 da que se seguiu até 1997, em que a expansão liderada pelas exportações se deu de forma acelerada, e analisa a fase posterior aos anos de crise, 1997-1999, quando a expansão passou a dar-se a taxas mais modestas do que as que precederam a crise (anos 2000)”, comenta.

O estudo realizado por Prof. Thiago ressalta a relativa escassez de recursos naturais e a crescente importância da produção de bens industriais de média e alta intensidades tecnológicas nas exportações. “Contrastamos esse dado com evidências de que o processo de inovação é escasso, à diferença, por exemplo, da Coreia do Sul”, diz.

Além de conectar a dependência produtiva e tecnológica do país com a presença massiva de capitais estrangeiros; no capítulo, os autores identificam o Estado como coordenador inconteste do processo de industrialização. “O estudo realça a importância da sustentação macroeconômica do processo de crescimento, que, à exceção do momento da crise de 1997, incluiu admirável estabilidade cambial”, conclui.

Comentando sobre a sua participação na obra, Prof. Thiado assinala: “Foi muito gratificante ter a oportunidade de contribuir com esse estudo, principalmente, no que tange à troca de conhecimentos estabelecida com grandes economistas que se dedicam ao estudo do desenvolvimento econômico e políticas industriais. Tive o privilégio de ter discussões interessantes com o professor Ricardo Bielchowsky, além de compartilhar bons momentos acadêmicos e aprender com o professor Mauro Borges Lemos, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior”.

O livro “Padrões de Desenvolvimento Econômico (1950-2008): América Latina, Ásia e Rússia” pode ser acessado na página do CGEE, no link: http://www.cgee.org.br/publicacoes/pde.php