Pesquisadores da UNIFAL-MG debatem violência contra a mulher em Parlamento Jovem

Versão para impressãoEnviar por email
Ciclo de palestras sobre o tema constitui parceria com projeto do campus Varginha

O Projeto de Extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania”, da UNIFAL-MG campus Varginha, realizou o 2º encontro do ciclo de palestras referente à parceria com o Parlamento Jovem de Minas, que discute ao longo de 2018 o tema “Violência Contra a Mulher”. As apresentações foram realizadas pela coordenadora do projeto, Profa. Juliana Guedes, e os discentes, Jessica Sampaio e Cássio Mateus Firmiano, na noite de 23/05, em Três Corações.

Jessica falou sobre a violência no ambiente virtual, um tipo de abuso que não é físico, mas que afeta, principalmente, a honra da mulher e tem consequências para sua vida particular. De acordo com a integrante do projeto, muitas mulheres ao terem, por exemplo, fotos pessoais compartilhadas em redes sociais, sentem necessidade de mudar da cidade em que reside ou, até mesmo, em último caso, cometer suicídio.

Os casos de divulgação de vídeos íntimos, a perseguição e assédio, além da estereotipação dentro dos jogos onlines no que tange as mulheres, também foi salientado por Jéssica, que apresentou as leis Maria da Penha e Carolina Dieckmann, exemplificando os avanços na legislação a respeito da violência direcionada às mulheres no ambiente virtual.

Já a Profa. Juliana palestrou sobre a violência institucional e possíveis boas práticas para a sua prevenção. “Tal tipo de violência é intensificada quando a mulher em questão é de uma classe social mais vulnerável; negra; idosa; com orientação sexual não heterossexual; e/ou ex-presidiária”, contou.

A coordenadora do projeto da Universidade ainda salientou a necessidade de conscientização das conhecidas “portas de entrada”, que são os órgãos judiciários, de saúde e educação, locais em que a violência contra a mulher é mais facilmente identificada. “Há uma necessidade de formação dos profissionais destes órgãos para que se crie uma rede de comunicação entre eles, no intuito de existir um combate mais efetivo em relação a essa violência”, disse a professora que, por fim, destacou o papel da educação enquanto base para a mudança no tratamento destinado a mulher.

O ciclo de palestras servirá de base para que os Jovens Parlamentares do Sul de Minas discutam e reflitam sobre as diversas perspectivas em relação a violência direcionada à mulher. Esses jovens são responsáveis pela elaboração de propostas de leis que serão direcionadas para a etapa nacional do parlamento jovem.

Para informações adicionais, acesse: www.camaratc.mg.gov.br/noticia.php?Id=787

Com informações: Cássio Mateus Firmiano, graduando em Administração Pública pela UNIFAL/MG, Campus Varginha e integrante do projeto
Fotos: Câmara Municipal de Três Corações