Pesquisadores da UNIFAL-MG desenvolvem materiais biocompatíveis

Trabalho envolve alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Química
Materiais são destinados a análises diretas de fármacos e toxicantes em fluidos biológicos

Pesquisadores da UNIFAL-MG têm trabalhado no desenvolvimento de materiais inéditos, biocompatíveis, e que apresentam simultaneamente a capacidade de se ligar a moléculas de baixo peso molecular e ao mesmo tempo excluir macromoléculas. Esses materiais podem ser empregados na extração direta de fármacos e toxicantes de amostras complexas com alto teor proteico como sangue total, plasma e soro sanguíneo, leite, entre outros. Além disso, os autores acreditam que outras aplicações podem ser exploradas, e nesse sentido outros trabalhos têm sido desenvolvidos em parceria com outros grupos de pesquisa.

Para a obtenção dos materiais, a superfície de sorventes convencionais foi modificada por meio do revestimento com uma capa de albumina bovina (entrecruzada quimicamente). Dessa forma, quando uma amostra proteica é passada pelo material em um pH superior ao ponto isoelétrico das proteínas, ambas, as proteínas da amostra e da capa proteica do sorvente, estarão ionizadas negativamente impedindo assim, a retenção de proteínas da amostra sobre o sorvente. Ao mesmo tempo, analitos de baixo peso molecular permeiam pela capa proteica sendo retidos no sorvente interno. Os sorventes utilizados até o momento foram nanotubos de carbono e polímeros orgânicos. Trata-se de uma linha de pesquisa inédita, que, em três anos, já rendeu duas patentes, dois artigos publicados, um artigo submetido, três artigos em fase de redação, quatro mestrados concluídos, um mestrado em andamento, dois doutorados em andamento e um prêmio de melhor trabalho no 23rd International Symposium on Pharmaceutical & Biomedical Analysis.

Os discentes envolvidos são dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Pós-Graduação em Química (PPGQ), bem como alunos de Iniciação Científica. A tecnologia tem sido difundida por meio de parcerias internas e externas no sentido de ampliar sua aplicabilidade.

Produção Científica

Gabriel O. I. Moraes, Larissa, M. R. SILVA, Álvaro J. dos Santos Neto,  Fábio H. Florenzano, Eduardo C. Figueiredo. A new restricted access molecularly imprinted polymer capped with albumin for direct extraction of drugs from biological matrices: the case of chlorpromazine in human plasma. Analytical and Bioanalytical Chemistry (Print), v. 405, p. 7687-7696, 2013. http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00216-013-7275-5

Adriano F. Barbosa, Valéria M. P. Barbosa, Jefferson, Bettini, Pedro O. Luccas, Eduardo C. Figueiredo. Restricted access carbon nanotubes for direct extraction of cadmium from Human serum samples followed by atomic absorption spectrometry analysis. Talanta (Oxford), 2014. (accepted manuscript). http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0039914014006195

Gabriel O. I. Moraes, Larissa, M. R. SILVA, Álvaro J. dos Santos Neto,  Fábio H. Florenzano, Eduardo C. Figueiredo. Polímero de Impressão molecular restrito à ligação com macromoléculas por meio de recobrimento com albumina (RAMIP-BSA). 2012, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1020120153394, data de depósito: 22/06/2012, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Adriano F. Barbosa, Valéria M. P. Barbosa, Jefferson, Bettini, Pedro O. Luccas, Eduardo C. Figueiredo. NANOTUBOS DE CARBONO RESTRITOS À LIGAÇÃO COM MACROMOLÉCULAS POR MEIO DE RECEBIMENTO COM ALBUMINA (RACNT-BSA). 2014, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140010742, data de depósito: 16/01/2014, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Informações: Eduardo Costa de Figueiredo, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG