Pesquisadores da UNIFAL-MG lançam livro em evento nacional de Geografia Agrária

Versão para impressãoEnviar por email
Obra é fruto de trabalho do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES)

Entre os dias 09 e 13/11, os pesquisadores do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES), formado por docentes e discentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG e pesquisadores externos, participaram do 23º Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) - “Ajuste espacial x soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo”, sediado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na oportunidade, os docentes Flamarion Dutra Alves e Ana Rute do Vale lançaram o livro "Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro”, do qual são os organizadores. Segundo a professora Ana Rute, a obra é resultado das pesquisas realizadas pela Rede de Estudos Agrários (REA) e do Encontro que ocorreu em maio de 2015 em Alfenas - MG. “O REA desenvolve pesquisas sobre o campo brasileiro, em especial a agricultura familiar, composta pelo GERES, Núcleo de Estudos Agrários (NEA) da UNESP Rio Claro/SP, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) da UFPEL, Pelotas/RS e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural (NEPGER) da UNIMONTES, Montes Claros-MG”, explica.

A participação dos integrantes do grupo de pesquisa da UNIFAL-MG no encontro se deu por meio da modalidade ‘Participação Coletiva em Evento Técnico e Científico’, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), que concedeu auxílio de R$ 22.827,82 para que o grupo pudesse estar presente e apresentar 12 trabalhos científicos.

Conforme Profa. Ana Rute, o Encontro Nacional de Geografia Agrária é uma ambiência de discussão ampla e plural sobre o campo brasileiro, pautada no ajuste espacial no quadro atual das relações capitalistas, seus desdobramentos no campo e as diversas estratégias de busca por soberania pelos diferentes sujeitos que produzem esse espaço. O evento também permite refletir e aprender sobre a produção do espaço rural, seus desafios e as alternativas de reprodução social engendradas para os que ali vivem.

Com informações e fotos: Ana Rute do Vale, professora do curso de Geografia da UNIFAL-MG, pró-reitora adjunta de Extensão, uma das organizadoras do livro "Faces da Agricultura Familiar na Diversidade do Rural Brasileiro"