Pesquisador em Física aprimora conhecimento em computação científica nos USA

Prof. Gustavo Valdiviesso conheceu novas arquiteturas para grandes colaborações

Entre os dias 03 e 07/08, o pesquisador da área de Física da UNIFAL-MG, Prof. Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas, participou de um curso realizado no Fermi National Laboratory (Fermilab) nos Estados Unidos, no qual conheceu um sistema de organização de programas de simulação e análise de dados de experimentos, pelo qual é possível desenvolver programas em colaboração com outros grupos.

Trata-se do “art/LArSoft Course", duas arquiteturas de software desenvolvidas pelo setor de computação científica do Fermilab para ser usado em experimentos. A primeira, chamada art, consiste em um framework que permite aos usuários não-programadores executar tarefas de simulação e análise de dados utilizando módulos pré-programados por outros usuários. A segunda arquitetura, o LArSoft (Liquid Argon Software), é um conjunto de módulos dentro do art que foi desenvolvido especificamente para a nova geração de detectores de partículas baseados em Argônio líquido.

De acordo com Prof. Gustavo, ao participar do curso a sua intenção era não só aprender a utilizar as novas tecnologias, mas também trazer para o Brasil. “O curso consistiu em apresentações intercaladas com aulas práticas e projetos que executávamos individualmente. A dificuldade do curso crescia a cada dia, tornando-se extremamente avançado nos últimos dois dias”, conta o pesquisador que foi o primeiro dos 50 participantes a se inscrever.

O pesquisador sinalizou para a possibilidade de realizar um evento sobre o tema na Instituição. “Em 2011 já realizamos um Workshop em Computação Científica na UNIFAL-MG e agora, quando eu me sentir preparado, acho que podemos realizar uma segunda edição. Neste caso eu contaria com a colaboração de outros brasileiros que compareceram ao curso, principalmente Ernesto Kemp e Célio Moura, meus colegas e colaboradores da Unicamp e da UFABC, respectivamente”, afirmou.

Durante o curso, Prof. Gustavo concedeu entrevista para o Portal da Fermilab, a qual pode ser acessada na reportagem: “First art/LArSoft course takes place at Fermilab”.

Segundo o pesquisador, a criação do curso foi uma grande iniciativa. “Em cinco dias eu tive contato com um sistema vasto e complexo, mas extremamente necessário para o modelo de colaboração que instituímos em nossos experimentos. Se eu, que trabalho com computação científica no meu dia a dia, sentasse sozinho (mesmo com muitos manuais em mãos) para aprender, não saberia por onde começar”, assinalou, completando: “O curso me ensinou o básico e me mostrou um relance do poderio deste sistema, da sua riqueza de detalhes e do seu alcance. Com isso tenho uma direção clara de para onde seguir com meus estudos, pois o objetivo é poder colaborar de forma ativa nos experimentos”.

Linha de pesquisa do Prof. Gustavo e a colaboração da UNIFAL-MG em experimentos

O Prof. Gustavo, docente do Programa de Pós-Graduação em Física, trabalha com Física de Neutrinos, que são uma das partículas fundamentais da matéria e uma das que menos sabemos a respeito. “Em 2002 um grande experimento confirmou que boa parte da teoria que se tinha para o neutrino estava errada e precisaríamos de uma nova. Desde então, este se tornou um dos tópicos mais ativos da Física em geral. Até 2013, eu colaborava com dois experimentos: um no Brasil, chamado ‘Angra’ e outro na França, chamado Double Chooz”, comenta sobre seus estudos feitos antes da sua chegada à UNIFAL-MG.

Segundo o pesquisador, os grandes experimentos de Física envolvem as instituições nas quais os pesquisadores são associados e não apenas os pesquisadores. Dessa forma, por iniciativa própria, Prof. Gustavo tem procurado vincular a UNIFAL-MG em novos experimentos, a fim de fomentar convênios internacionais. “Foi com este objetivo que em 2014 eu comecei a buscar um contato maior com o Fermilab, que gerencia e hospeda a próxima geração de experimentos em Física de partículas, com grande ênfase em fFsica de neutrinos. Após mais de um ano de negociações, no qual fui intermediário, a UNIFAL-MG passou a fazer parte do maior projeto do Fermilab: o experimento DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment). Para oficializar a nossa participação, um dos porta-vozes do experimento e presidente da mesa institucional, Maury Goodman, esteve na Universidade em março para promover o experimento”, ressaltou.

A partir das intervenções do Prof. Gustavo, novas oportunidades surgiram e hoje a Instituição é membro oficial de três experimentos do Fermilab:

Destes, o primeiro (LArIAT) já está em fase de análise de dados e deverá ter suas primeiras publicações ainda em 2015. O segundo, SBND, deverá entrar em operação em 2018 e DUNE em 2022. Isso abre uma janela de tempo importante para que futuras dissertações de mestrado sejam desenvolvidas no âmbito destes experimentos. O Fermilab tem um forte programa de bolsas para visitantes, o que abre portas para estágios de curta duração independente do ciências sem fronteiras”, finaliza o pesquisador.

Participantes do curso no Fermilab