Pesquisador da UNIFAL-MG lança obra sobre moedas romanas do Museu Paranaense

Versão para impressãoEnviar por email
Trata-se de uma documentação histórica, inédita no meio acadêmico

Na sexta-feira, 26/06, o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan, lançou o livro “Moedas Romanas: coleção e acervo do Museu Paranaense” em Curitiba-PR.

Contendo a pesquisa feita em parceria entre a UNIFAL-MG, o Museu Paranaense e o  Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do PET do curso de História daquela instituição, a edição bilíngue é a primeira obra sobre a temática, catalogada e publicada no Brasil.

Segundo Prof. Carlan, o trabalho, realizado em conjunto com a professora da UFPR, Renata Garraffoni e o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr., teve início no ano passado. “Depois de um ano de pesquisa, lançamos o livro-catálogo e a coleção se tornou parte da exposição permanente do Museu”, informou, completando que a pesquisa recebeu o apoio e a dedicação dos alunos da UFPR, Alexandre Cozer, Karin Barbosa Joaquim e Willian Funke.

A coleção é composta por 29 peças de diferentes épocas, a partir do século 5 a.C. em período anterior ao Império Romano. O acervo raro apresenta alguns exemplares desconhecidos de grandes museus internacionais, e que vem despertando interesse de especialistas da França, Espanha e Inglaterra.

Acredita-se que algumas destas moedas, como tantos outros objetos, vieram na bagagem das grandes levas de imigrantes portugueses, italianos, franceses, espanhóis, ingleses, alemães, poloneses, ucranianos e russos, entre outros povos que se instalaram nas colônias próximas a Curitiba.

Em entrevista para o portal Gazeta do Povo do Paraná, Prof. Carlan falou da raridade das moedas do acervo do Museu Paranaense, destacando a moeda de bronze, cunhada no século a.C, que pesa cerca de 150 g. “Essa moeda foi ‘descoberta’ por acaso. Estava numa gaveta e não havia certeza se era de fato uma moeda. Ela é uma das poucas no mundo”, afirmou na matéria “Tesouros do Império Romano no Paraná”.  Na mesma reportagem, Prof. Carlan citou também a moeda de prata cunhada entre os anos 193 e 211 d.C., durante uma fase de declínio do Império Romano. “O Império estava em uma situação difícil e ter prata nessa época era muito raro”, diz. O objeto tem a imagem da imperatriz Júlia Domma e pesa 3,3 gramas.

“O catálogo foi lançado em papel com todas as informações completas, mas em breve estará disponível também, uma versão em PDF para download gratuito no site”, assegurou.

As moedas podem ser vistas em 360º, por meio do tour virtual em português ou inglês pela página do Museu. Acesse o link para visita: http://www.tourvirtual360.com.br/moedas/portugues/moedas.html

Informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG
 
Com informações: