Programa de Pós-Graduação em Física receberá Pesquisador Visitante Especial

Proposta aprovada receberá mais de R$ 500 mil para desenvolvimento

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UNIFAL-MG foi contemplado na Chamada nº 09/2014 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, para Pesquisador Visitante Especial (PVE) na área de Ciências Exatas.

Para a realização da pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Semicondutores Diluídos”, a UNIFAL-MG receberá o Pesquisador Visitante Prof. Mauricio Morais de Lima Junior, do Instituto de Ciência dos Materiais da Universidade de Valência – Espanha.

O projeto objetiva desenvolver materiais semicondutores magnéticos destinados à aplicação em dispositivos spintrônicos e de tecnologia de informação quântica. A proposta foi submetida ao edital pela coordenação do PPGF, na pessoa do Prof. Person Pereira Neves, e contará com a coordenação técnica do Prof. Hugo Bonette de Carvalho.

De acordo com Prof. Hugo, o Pesquisador Visitante permanecerá na Instituição por períodos de no mínimo 30 dias e no máximo 90, conforme estipulado no edital, mais especificamente entre os meses de janeiro e fevereiro e entre os meses de agosto e setembro, de cada um dos três anos de vigência do projeto. “Nesses períodos, o Pesquisador Visitante ministrará cursos no PPGF, bem como, atuará diretamente na condução, gerenciamento e orientação das atividades de pesquisas desenvolvidas em nossos laboratórios por nossos alunos”, explica o docente responsável pela execução da proposta.

O PVE é destaque internacional na área de Física da Matéria Condensada, em especial, no que se refere a sistema de transporte de spin e nanotecnologias, possuindo larga experiência em Física experimental. “Do ponto de vista técnico/científico a oportunidade de termos o Dr. Mauricio como Pesquisador Visitante em nossas instituições será fundamental no sentido de consolidarmos nossas atuais linhas de pesquisas em física experimental, permitindo também que possamos implementar outras novas linhas. A perspectiva de podermos ainda contar com sua contribuição na formação de recursos humanos é importante de ser lembrada”, salienta Prof. Hugo.

A proposta receberá investimentos diretos de custeio de R$ 150 mil, duas bolsas de pós-doutoramento, duas bolsas de doutorado sanduíche no exterior (em Valência). Este valor somado aos recursos destinados ao PVE e ao valor do translado entre Brasil e Espanha para os participantes do projeto, ultrapassam R$ 500 mil.

Ressaltando a contribuição que a execução do projeto trará para o Programa de Pós-Graduação em Física da UNIFAL-MG, Prof. Hugo afirma: “A oportunidade será ainda importante no sentido de iniciarmos uma colaboração internacional com um grupo de pesquisas em física de materiais de reconhecimento mundial, o Grupo de Espectroscopia em Sólidos do Instituto de Ciência dos Materiais da Universidade de Valência – ICMUV liderado pelo renomado Prof. Dr. Andres Cantarero. De maneira geral, acreditamos que a implementação deste projeto de pesquisas, a presença do Dr. Mauricio em nossas instituições e o intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e Espanha nos abrirá uma janela de oportunidade de crescimento sem precedentes, impulsionando ainda mais o crescimento do PPGF”.

O PPGF é um programa em associação entre físicos das universidades de Alfenas, Lavras e São João del-Rei, que  iniciou suas atividades em 2012 com quatro alunos e seis docentes na UNIFAL-MG. Atualmente, além de nove docentes, o curso já possui dez alunos matriculados na Instituição, em sua maioria, egressos do curso de graduação da Universidade.

Confira o resultado da chamada, divulgado no dia 03/09